CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Reaproveitamento de resíduos eletrônicos movimenta a economia e gera renda

  1. Principal
  2. Notícias

10/06/2019

Notícia publicada pelo Jornal A Crítica

Incentivar a consciência ambiental, além de salvar o planeta pode aquecer a economia. O Brasil está muito atrás quando assunto é desenvolvimento sustentável, se comparado a outros países, mas algumas empresas já abraçam a causa.

A empresa de compensação ambiental Descarte Correto é um exemplo disso. Fundada há 8 anos e com sede na capital amazonense, a instituição gera oportunidades por meio do reaproveitamento de resíduos sólidos de equipamentos eletrônicos e é uma das. Em entrevista ao +Dinheiro, o empreendedor de negócios de impacto e fundador da Descarte Correto, Alessandro Dinelli destaca os desafios da empresa na construção de uma economia mais sustentável.

Para onde devem ir os resíduos eletrônicos?
Todo resíduo eletrônico deve ter, ao chegar ao seu fim de vida útil uma destinação correta. Consumidores e empresas devem procurar pontos de coleta. Na ‘Descarte Correto’ há diversos pontos de coleta para arrecadação desse material. É justamente disso que a política de resíduos sólidos trata, dessa responsabilidade compartilhada.

Quais são os problemas causados pelo descarte incorreto desses materiais?
No aspecto econômico é um problema porque não será feito o reaproveitamento da matéria-prima contida nele (plásticos, metais, etc.). No aspecto ambiental, muitos produtos eletroeletrônicos contêm metais pesados como chumbo e fósforo, esses metais entram em contato com a natureza e animais, gerando contaminação. O próprio contato das pessoas com esses resíduos ao encontrá-los gera riscos de contaminação.
Como é o processo de reaproveitamento pela Descarte Correto?
Temos uma linha de reconstrução desses materiais, e depois disso, entregamos para comunidades de baixa renda e para os interiores, gerando impacto social, criando centros de inclusão digital e centros profissionalizantes. Quando o material não é reaproveitado completamente, fazemos outro reuso, chamado ‘manufatura reversa’, que consiste em ‘desfabricar’ esses materiais. Dependendo do tipo de material extraído, há formas de reprocessamento e esse material pode ser vendido novamente para as indústrias ou empresas de reciclagem.
Que alternativas devem ser pensadas para resolver o problema do lixo eletrônico?
É
necessário sair da velha cultura de economia linear para a nova economia, que é a economia circular. O objetivo é fazer com que esses produtos saiam da fábrica, passem um tempo de utilidade com os consumidores, mas ao fim do tempo de vida útil tenham um redirecionamento correto.
Como desenvolver a consciência ambiental nas pessoas?
Acreditamos
que a educação é a base. É preciso semear uma nova cultura. Desenvolver tecnologias e informar a população são aspectos fundamentais para desenvolver essa consciência. É preciso se conscientizar na abundância, porque aprender a se conscientizar na escassez é mais desfiador.

Serviço:

Descarte Correto é uma empresa especializada na gestão de resíduos tecnológicos. Pontos de Coleta, em Manaus: Lokasda Amazon Print e ONG Alternativo de Petrópolis. Mais informações: (92)4102-0013 ou (92) 99302-6517.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House