23/09/2015
É o segundo ano consecutivo que o índice de evolução da produção fica abaixo dos 50 pontos em agosto, ao contrário do que ocorreu entre os anos de 2010 e 2013. Outro indicador negativo é o que mostra que os estoques estão acima do planejado. O indicador ficou em 53 pontos em agosto, o que revela excesso.
De acordo com o economista da CNI Marcelo Azevedo, o excesso de estoques poderá adiar ainda mais a recuperação da atividade industrial.
Além disso, o mercado de trabalho na indústria teve mais um recuo. O indicador de evolução do número de empregados registrou 41,2 pontos e permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos, indicando queda do emprego.
Expectativas
A retração da atividade industrial intensificou o pessimismo dos empresários. Com exceção das expectativas para as exportações, que são de estabilidade na quantidade exportada, com 50,2 pontos, as perspectivas para os próximos seis meses são de redução da demanda, do número de empregados e da compra de matéria-prima.
Enquanto o índice de expectativa de demanda registrou 45,8 pontos, o de número de empregados ficou em 41,8 pontos e o de compras de matéria-prima assinalou 42,8 pontos. O fraco desempenho da indústria aliado a expectativas negativas para os próximos meses reduziu ainda mais a disposição de investimentos dos empresários. O índice de intenção de investimento, que registrou 39,2 pontos em setembro, é o menor da série histórica iniciada em 2013.
A Sondagem Industrial foi feita entre 1º e 14 de setembro, com 2.375 indústrias de todo o país. Dessas, 988 são pequenas, 836 são médias e 551 são de grande porte.
Fonte: Portal da Indústria (CNI)