CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

​Quase 60% na informalidade

  1. Principal
  2. Notícias

01/12/2021

A taxa de informalidade para o Brasil, no período de julho a setembro, foi de 40,6% da população ocupada. As maiores taxas ficaram com o Pará, 62,2%, Amazonas, 59,5%, e Maranhão 59,3%, e as menores, com Santa Catarina 26,6%, São Paulo 30,6% e Distrito Federal 31,8% Dessaforma,noAmazonas, quase 6 a cada 10 trabalhadores não possuíam vínculo empregatício formal, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD Contínua Trimestral, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística IBGE.

Para o cálculo da taxa de informalidade da população ocupada são consideradas as seguintes populações empregado no setor privado sem carteira de trabalho assinada empregado doméstico semcarteiradetrabalhoassinada empregador sem registro no CNPJ trabalhador por conta própria sem registro no CNPJ e trabalhador familiar auxiliar. Segundo a pesquisa, a taxa de desocupação do Amazonas no 3° trimestre 13,4% foi 2,3 pontos percentuais inferior taxa registrada no 2 trimestre do ano 15,8%, e 3,4 pontos percentuais a menos do que a registrada no 3° trimestre de 2020 16,9%. Entre abril e junho de 2021, a população desocupada, que somava 304 mil pessoas, caiu para 264.

Em números

Desemprego cai para 12,6% no 3° trimestre

21,2% É a taxa combinada de desocupação e subocupação por insuficiência de horas trabalhadas, no Amazonas, apresentando redução de 3,4% em relação ao trimestre anterior Todos os indicadores de subutilização sofreram queda em relação ao trimestre anterior milpessoas,entrejulhoesetembro, no Estado Já a população ocupada, que somava 1,62 milhões de pessoas, no 2 trimestre, somou 1,70 milhão, no 3° trimestre deste ano A taxa média de desocupação registrada no Brasil foi de 12,6%, então, mesmo com a queda na desocupação no trimestre, a taxa do Amazonas 13,4% segue mais alta em comparação com a taxa nacional.

REDUÇÃO

O IBGE mostra que caiu o percentual de pessoas que desistiram de procuraremprego e de pessoas com subocupação por horas trabalhadas, no 3° trimestre. No terceiro trimestre, no Ama A taxa de desemprego atingiu 12,6% no terceiro trimestre deste ano, o que significa queda de 1,6 ponto percentual na comparação com o segundo trimestre de 2021. O número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas.

Os empregados do setor privado sem carteira assinada 10,2%, que somaram 11,7 milhões de pessoas, estão entre as categorias de emprego que mais cresceram na comparação com o trimestre anterior O contingente de trabalhadores por conta própria 3,3% também cresceu As 25,5 milhões de pessoas nessa categoria representam o maior número desde o início da série histórica da pesquisa.

No Amazonas, segundo o IBGE, no 3 trimestre, quase 6 a cada 10 trabalhadores não possuíam vínculo empregatício formal zonas, a taxa composta de subutilização da força de trabalho percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação força de trabalho ampliada foi de 28,6%. O indicador caiu 4,3% em relação ao trimestre anterior quando bateu 32,9%. Com relação ao mesmo trimestre do ano passado, a redução foi de 4,9% perfeitamente compreensível, dadas as circunstâncias e os reflexos da pandemia. O número de desalentados no Estado foi de 115 mil pessoas, queda de 17,9% e relação ao trimestre anterior, e de 22,4%, na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, quando o número foi de 148 mil.

Lembrando que os desalentados são pessoas que desistiram de procurar emprego porque perderam as esperanças de que irão encontrar. O percentual de desalentados na força de trabalho foi de 5,5%, no 3° trimestre, contra6,8% registrado no trimestre anterior. Já na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a queda foi de 1,3 ponto percentual. O percentual do trimestre foi o menor desde o 1° trimestre de 2020, 5,3%.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House