CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Qual é a missão de um cidadão na Amazônia?

  1. Principal
  2. Notícias

25/05/2021

Fonte: EM TEMPO

Com uma das mais simbólicas honrarias, fui agraciado com o título de cidadania amazonense. Por iniciativa de Adjuto Afonso e Dermilson Chagas, dois representantes de peso do povo desta terra, e com endosso de seus pares, considerei essa prazerosa experiência como a rigorosa responsabilidade que ela implica. A honraria representa, principalmente, a afirmação de nosso espírito amazônida, um desafio que não podemos parar de superar. Afinal, quem sabe o que queremos, para onde e com quem nós vamos, somos nós mesmos, que nos denominamos AMAZÔNIDAS.

O respeito à Lei

Sempre tive orgulho de ser amazônida e, agora, com a certidão e o prestígio do reconhecimento amazonense, isso aumenta minha responsabilidade de retribuir com o melhor de meus compromissos, dedicação e gratidão aos diletos parlamentares e seus eleitores. Seja louvado o Senhor dos Destinos que aqui me trouxe. Mais do que nunca vou fazer por merecer a magnitude dessa determinação.

Uma das formas emergenciais de luta é buscar o respeito à Lei que nos protege e é a determinação pelo sagrado direito ao trabalho. É assustadora e facilidade com que é destratada nossa segurança jurídica. Isso tem dado vez ao descaso, à distorção e à maledicência. incluindo de atores públicos, distantes de nossa realidade e de nossa contribuição robusta para melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano de nosso Estado.

Como seria o Brasil sem a ZFM?

Lidamos com penduricalhos normativos que dilaceram cede vez mais nosso marco regulatório. Num país que fez leis para, muitas vezes, não cumprir, a Amazônia padece historicamente de desacatos, alguns absurdos, de nossos expedientes constitucionais. Não somos descartáveis. Por isso. também imaginamos como seria o Brasil sem a Zona Franca de Manaus7 Vamos aos dedos extraídos de Receita Federal e Fazenda Estadual sobre as trocas constitucionais entre a União Federal e o Estado do Amazonas.

Um dos 5 maiores contribuintes De 2000 a 2018. o Amazonas recolheu para os cofres federais 110.196.998.727.02 e recebeu R$38259.29484950, ou seja. apenas 26% da riqueza aqui construída

Mesmo assim, dizem que o Amazonas tem um custo fiscal de R$25 bilhões por ano. Custo fiscal? Somos, a rigor, um dos 5 maiores contribuintes

Não trabalhamos com renúncia e sim com uma compensação tributária. Cumprimos. com rigor e seriedade, uma política público do Estado Brasileiro e não com esta ou aquela gestão quadrienal Trata-se aqui de uma política de desenvolvimento regional destinada a reduzir as diferenças abissais entre o Sul maravilha e o Norte do Brasil onde estão, ao lado do Nordeste, os 50 piores IDHs entre os municípios do pais.

Quem mais preserva a floresta?

A Constituição brasileira nos confere 8% de compensação fiscal porque somos uma região remota, isolada por terra do resto do país. e com vetos permanentes para reconstruir uma rodovia que o governo militar construiu nos anos 70 e a União deixou de fazer sua manutenção há quase três décadas. E qual é a alegação? Evitar o desmatamento? Preservar o meio ambiente7

Nós já somos o campeão mundial de proteção florestal. Ora. se os waimiri-atroari, há quarenta anos preservam e BR-174, será que o Estado Brasileiro não tem competência para vigiar a BR-319

A fome e predatória

Ora. o que depreda é a fome de nosso irmão caboclo, suas famílias e as etnias da região, transformados em vítimas dos criminosos, mulas do narcotráfico e vetores de operação da máquina destrutiva!!' A recuperação da estrada vai permitir a ocupação do poder público como vigilante e como empreendedor de bioeconomia sustentável Nós financiamos integralmente uma imponente universidade, a UEA, presente em todos os municípios, também para isso. ensinar que o desmatamento é a maneira mais estúpida e menos rentável de utilização da biodiversidade.

(...) Ser cidadão do Amazonas é a radicalização de nosso responsabilidade na conquista da prosperidade sustentável. Muito obrigado.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House