02/09/2021
Fabricantes de ar-condicionados do Polo Industrial de Manaus (PIM) aumentam o volume de produção para atender à demanda do período do verão nas demais regiões do país. Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), a previsão é que o setor encerre 2021 com números superiores aos registrados no último ano, tanto em produção quanto em vendas.
Conforme a Eletros, de janeiro a julho, as vendas de ar-condicionados cresceram 37% em relação a igual período de 2020. Enquanto, somente em julho, a associação registrou incremento de 17,7% nas comercializações, em comparação a igual mês do ano anterior.
Segundo o presidente da Eletros, Jorge Nascimento, os números deverão crescer ainda mais por conta da proximidade do verão, que inicia em dezembro e segue até março, predominantemente nas regiões Sul e Sudeste do país. As fabricantes já produzem para atender à demanda sazonal.
“A produção está aquecida devido ao aumento da demanda, início da sazonalidade de vendas para o próximo verão. Nesse período a indústria produz mais para que na chegada dessa estação do ano o varejo faça o seu estoque para atender à demanda”.
Quanto ao crescimento na produção e nas vendas, Nascimento se restringiu em citar que o incremento deverá ser “ligeiramente maior do que o registrado em 2020”.
Conforme a Eletros, no último ano, foram produzidos 5.240.047 aparelhos de ar-condicionados.
Fieam aponta salto na produção no semestre
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, informou que a produção de condicionadores de ar do tipo split system apresentou um crescimento de 68,33%, nos seis primeiros meses deste ano, na comparação com o primeiro semestre de 2020.
A produção de janeiro a junho de 2021 registrou 3.128.425 aparelhos, contra 1.858.523 unidades produzidas em igual semestre de 2020.
“Se desconsiderarmos o período da pandemia e analisarmos em relação à 2019, o crescimento foi ainda maior, de 109%, saindo de 1.495.851 unidades para as mais de 3 milhões no ano corrente. O número é positivo e está dentro das projeções”, disse.
Fonte: Real Time 1