CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Projeto visa intensificar uso de tecnologias relativas à Indústria 4.0 em Manaus

  1. Principal
  2. Notícias

19/05/2021

Fonte: D24am

Se você acha que o setor tecnológico já progrediu até o seu potencial máximo, saiba que todos os dias há algo novo para ser explorado. Na realidade, a tecnologia atualmente já está presente em todas as facetas do cotidiano, tanto que hoje muito se fala da 4ª Revolução Industrial.

Fruto do desenvolvimento da Indústria 4.0, cada vez mais empresas se reinventam no Brasil apostando neste conceito, o que contribui significativamente para o maior desenvolvimento de complexos como o Polo Industrial de Manaus (PIM), que terá acesso intensificado às tecnologias relacionadas à Indústria 4.0 por meio de um projeto lançado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a Suframa e outras organizações.

Manaus na vanguarda da inovação

Com a implementação da Indústria 4.0 no Brasil em 2017 — graças ao GTI 4.0, um grupo de trabalho criado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço direcionado exclusivamente para este tema —, o avanço tecnológico no País é inegável, comprovando-se uma constante aplicação destes sistemas nas indústrias nacionais.

O Polo Industrial de Manaus não foi exceção e, já considerado um dos mais inovadores da América Latina e um dos mais lucrativos do País, agora vê o seu crescimento assegurado pela sua mais recente introdução às tecnologias 4.0 por meio de novo projeto.

Divulgada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) durante um webinar realizado no dia 31 de março, a iniciativa irá garantir uma aplicação de cerca R$ 3 milhões neste domínio, de maneira a melhorar a eficácia e a qualidade das produções, enquanto representa a diminuição dos gastos. Após serem escolhidas 20 empresas do polo, o processo de transição digital destas organizações será iniciado e aplicado diretamente nos mecanismos de trabalho, assim como na formação dos trabalhadores.

Contando com a contribuição de organizações como a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), este projeto tem como principal missão estimular a tecnologia na região, alinhando em harmonia o progresso sustentável com a promoção de negócios tecnológicos.

Assim, além de capacitar essas indústrias individualmente, esta é também uma oportunidade de fomentar a cultura da tecnologia na região e criar oportunidades para que outras empresas adiram a programas do gênero no futuro.

O que é a Indústria 4.0?

Designação utilizada para caracterizar a mais recente tecnologia de automação e de informação industrial, a Indústria 4.0 refere-se a processos como computação em nuvem, biologia sintética, inteligência artificial e cobots, cujo objetivo principal é aumentar a eficiência nas unidades fabris. Além disso, a Indústria 4.0 é reconhecida por sua independência, rapidez e precisão.

Refletindo-se no aumento de qualidade e produtividade fabril e contribuindo para processos de tomada de decisão que antes julgávamos ser exclusivos aos seres humanos, a Indústria 4.0 veio revolucionar todos os setores. Por isso, apesar de a consultora Accenture estimar que a Indústria 4.0 represente um impacto de US$ 39 bilhões no PIB do Brasil até o ano de 2030, a verdade é que todas as áreas de negócio sentem-se influenciadas pela tecnologia como um todo.

Exemplo disso é a empresa de pagamentos digitais Cielo, que se tornou uma das organizações mais inovadoras do mundo ao criar uma cultura virtual na qual suas políticas foram reestruturadas, colocando o cliente em primeiro lugar. Também a brasileira Embraer vem ganhando com o aperfeiçoamento tecnológico, já que entre 2013 e 2017 metade do seu faturamento veio de investimentos realizados neste sentido.

Em uma visão mais ampla, podemos afirmar que a tecnologia invadiu todos os aspectos do nosso dia a dia, indo desde tarefas mais simples, como a utilização de cartões de crédito, até a possibilidade de hoje falarmos com um assistente virtual de voz, como a Alexa. Dessa forma, não é de estranhar que algumas das organizações mais lucrativas atualmente sejam da área de tecnologia.

O sucesso dessas organizações faz com que elas, consequentemente, também possuam ações cada vez mais atrativas. Atualmente acessíveis a qualquer pessoa por conta da reinvenção do mercado de ações no universo digital em plataformas como a Infinox, empresas como Apple, Google ou Amazon são exemplos de êxito. Permitindo comprar e vender ações, assim como desempenhar operações de margens pequenas e especulação sobre mercados comerciais, a tecnologia de fato veio revolucionar o outrora tradicional universo do investimento.

A tecnologia veio mesmo para ficar e o mundo corporativo, desde as indústrias até o mercado financeiro, viu nesta tendência uma oportunidade de reinvenção. Dessa forma, o digital já transcendeu as pequenas atividades do cotidiano e faz cada vez mais parte dos grandes processos de tomada de decisão. O novo projeto no Polo Industrial certamente favorecerá o incremento tecnológico futuro da região, algo muito bem-vindo diante de um cenário cada vez mais automatizado e virtual.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House