CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Projeto da LG volta em junho

  1. Principal
  2. Notícias

06/05/2021

Fonte: Acrítica

Giovanna Marinho

O projeto da LG Eletronics do Brasil retirado de pauta do Conselho Administrativo da Suframa (CAS) pelo secretário de competitividade, emprego e produtividade do Ministério da Economia, Carlos Costa, voltará para aprovação dos membros da autarquia na reunião programada para odia30 de junho.

A informação é da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que ainda afirmou a possibilidade da aprovação ser adiantada, caso seja convocada uma reunião extraordinária ou o Ministério da Economia “sugira a análise de matérias de conteúdo específico”, conforme o artigo 16, parágrafo VI do Regimento Interno do CAS.

Na quarta-feira da semana passada, a decisão do secretário gerou mal-estar entre a classe empresarial e políticos amazonenses. A atitude foi classificada como um novo ataque do Ministério da Economia à Zona Franca de Manaus (ZFM), uma vez que o secretário representava o ministro Paulo Guedes.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, disse que é equivocada a justificativa do secretário em fazer a correlação entre valor do investimento da multinacional com os postos de trabalho a serem gerados.

“Em um momento desse você tem que olhar a cadeia. Todo pro- cesso que isso envolve. Porque, por exemplo, a LG encerrou em São Paulo as atividades, mas trouxe para cá parte disso. Nesse projeto além do investimento gigantesco que ela irá fazer, ele iria gerar em torno de 80 empregos diretos. Quando ela faz isso primeiro ela está preservando os empregos que aqui já existe e vai gerar mais empregos com a cadeia de fornecimento”, explicou o empresário.

Essa mudança no rito do CAS, segundo Azevedo, pode gerar a insegurança jurídica e afugentar empresas que pretendem investir na região, um processo que segundo ele é típico de Paulo Guedes quando preza pela abertura econômica forçando a desindustrialização do Brasil.

PREJUÍZOS

“Quando você pensa em abrir a economia você está desindustrializando o nosso país e transportando os empregos que eram daqui e vocês está gerando lá fora. Isso atinge a indústria nacional como um todo e se ele não vier para cá não pense que ele vai para outra região do país”, contou.

A mesma proposta da multinacional sul-coreana foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), órgão ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), um dia após a reunião do CAS.

Saiba mais

>> A proposta

A LG pretende diversificar suas linhas de produção com a fabricação de microcomputadores portáteis, monitores de vídeo com tela de LCD, unidades digitais de processamento de pequeno porte com monitores de vídeo com investimentos de R$ 325 milhões e geração de 68novos postos de trabalho.

Secretário de competitividade, emprego e produtividade do Ministério da Economia, Carlos Costa, retirou o projeto

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House