10/06/2015
A área será objeto de arrendamento por meio de licitação, com investimento previsto de R$ 890 milhões. A capacidade de movimentação futura de contêineres é de aproximadamente 7,9 milhões de toneladas e o prazo de concessão previsto é de 25 anos e a licitação deve ocorrer no primeiro semestre de 2016.
Também está em análise pela Secretaria de Portos, a autorização para oito Terminais de Uso Privado (TUPs) na capital amazonense, com investimento previsto em R$ 93 milhões.
Os oito TUPs são: Petrobras Distribuidora-Bemar III-Teman; Ponta Negra Administração e Empreendimentos Imobiliários Ltda; Transale-Transportadora Ale; Itaipava; Itacal–Itacoatiara Calcários; Rio Amazonas Terminais; Saint-Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção e J.A. Leite Navegação.
"Esses investimentos vão alavancar a economia e aumentar o poder aquisitivo daqueles que são nossos maiores compradores dos produtos da Zona Franca de Manaus, que são justamente os brasileiros", comemorou o governador do Amazonas, José Melo, durante solenidade no Palácio do Planalto, ao lado de governadores de outros 13 Estados.
Aeroporto e rodovias
O governador José Melo adiantou que negocia a inclusão dos outros projetos da área de logística do Estado para a próxima etapa do programa de concessões, atendendo as necessidades do setor industrial do Estado.
Entre os projetos, o governador planeja discutir a inclusão do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes no programa de concessões.
"Eu defendo a duplicação da AM-010 e a construção de um porto moderno em Itacoatiara. O aeroporto, havia expectativa que fosse incluído nesta etapa. Nosso terminal é o segundo do Brasil e tem todas as condições para entrar nessas concessões, e vamos lutar para isso acontecer em uma etapa futura", afirmou.
Para que a BR-319 (Manaus – Porto Velho) também seja inserida, será preciso solucionar o contencioso ambiental, o que pode acontecer com o 'envelopamento' dos trechos da estrada, defendeu o governador.
Modernização e competitividade
De acordo com o governo federal, as concessões na área de logística são fundamentais para a retomada do crescimento da economia brasileira. Com a medida, a expectativa é modernizar a infraestrutura e reduzir os custos, tornando o país mais competitivo na atração de investimentos.
As novas concessões ou outorgas de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos brasileiros para a iniciativa privada vão movimentar investimentos diretos em 20 estados e 130 municípios. A previsão de investimentos é da ordem de R$ 198,4 bilhões em todo o Brasil.
Dilma Rousseff afirmou que os resultados demandam tempo de maturação, mas as operações viabilizadas na primeira etapa já estão gerando melhorias. A presidente garantiu aos investidores o livre acesso a todos os trechos concedidos e adiantou que o programa terá complementações previstas para o ano que vem.
"É progressiva virada do quadro. Não é apenas a continuidade das concessões feitas no primeiro mandato, mas é principalmente a abertura para um futuro melhor com todo um grande conjunto de investimentos. Seus efeitos serão múltiplos na cadeia produtiva e na qualidade de vida do país", disse.
Com crédito do BNDES, o governo federal deve financiar entre 70% e 90% dos recursos para os investidores privados. A participação diminui conforme a capacidade de investimentos e retorno aumenta.
A presidente da República afirmou que prepara o lançamento nos próximos dias de um pacote de ações para estimular a economia, como o Plano de Exportações, o Minha Casa, Minha Vida 3 e o Plano Nacional de Energia e Petróleo.
Fonte: Amazonas Em Tempo