CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Programa em parceria entre o INDT e a ABDI irá promover a adequação das empresas à Indústria 4.0

  1. Principal
  2. Notícias

14/03/2022

Ganhos de eficiência, aumento da produtividade e redução dos custos são apenas alguns dos benefícios prometidos pelo Programa Jornada Amazônia 4.0, iniciativa entre o INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico) e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

O programa foi lançado no ano passado e agora reabre inscrições com novidades. Uma delas, é que o edital dispõe de uma plataforma exclusiva para inscrição, facilitando o envio das documentações exigidas e o acompanhamento de cada etapa do cadastro das empresas. Quinze empresas serão selecionadas e terão a oportunidade de adequar seus processos de acordo aos preceitos da Indústria 4.0.

O Programa Jornada Amazônia se divide em duas fases: a primeira etapa é a Inscrição por meio do edital, seleção e classificação das 15 empresas. Já a segunda fase, contempla a realização da própria Jornada, com todas as ações previstas pelo Programa, que contempla um Estudo de Prontidão Tecnológica (Realização de um estudo para avaliar o nível de prontidão tecnológica da empresa). A análise será realizada por meio da metodologia PIMM 4.0; Roadmap de Transformação Digital (Plano de ação com metas de ganhos de produtividade a ser criado com base nas atualizações tecnológicas previstas); Qualificação 4.0 (Treinamento das empresas e qualificação dos colaboradores no conceito da Indústria 4.0 e suas aplicações); Jornada de Transformação 4.0 (implantação efetiva do piloto e tecnologias aplicadas na cadeia produtiva industrial usando o Kit Inteligente - Schneider); e Monitoramento e Avaliação (Avaliação dos resultados obtidos nos projetos-pilotos com a medição dos indicadores frente às metas do Roadmap de Transformação).

De acordo com Geraldo Feitoza (foto), diretor-executivo do INDT, o Jornada Amazônia é uma oportunidade para criar um legado de avanço tecnológico no ecossistema de Manaus, além de incentivar outros negócios locais a investirem em manufatura avançada.

“O Programa contribui para o processo de transformação digital do Polo Industrial de Manaus e de todo o ecossistema regional. Além disso, apoia o entendimento das necessidades das empresas selecionadas de forma que seja possível vencer os desafios tecnológicos que elas possuem. Isso garante melhor performance no mercado e promove um impulsionamento coletivo em direção ao processo de transformação 4.0, incentivando outras empresas e instituições, tecnológicas e acadêmicas, a seguirem o mesmo objetivo”, comenta.

O programa terá a duração de 15 meses e o investimento será de R$ 3 milhões. Para outras informações e inscrição, que vai até a sexta-feira (8), é só conferir a página de relançamento do Programa Jornada Amazônia 4.0 e o link completo do Edital (http://www-indt-org-br-3.rds.land/campanha-abdi-reabertura).

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House