CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Produção industrial no AM reduz 8% em doze meses, aponta estudo

  1. Principal
  2. Notícias

05/07/2017

Reportagem publicada no portal G1.com

A queda de 8% na produção industrial do Estado do Amazonas foi registrada em doze meses. Entre as atividades que puxaram a retração estão a fabricação de máquinas e equipamentos com 45,6% e de equipamentos de transportes com queda de 25,4%. A instabilidade econômica motivada pela crise impulsionou a baixa na produção. Os dados foram divulgados por pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), nesta terça-feira (4).

A variação acumulada de janeiro de 2016 a janeiro de 2017 foi divulgada no "Boletim Econômico da indústria de transformação do PIM". O documento traz dados e análises sobre a inflação e desempenho da indústria de transformação do PIM.

A produção de veículos de transporte, como motocicletas, teve queda de 25,4%, seguido de fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com 10,4. Contudo, o mais afetado foi o setor de produção de máquinas e equipamentos como condicionadores de ar, que teve queda de 45,6%.

Para os pesquisadores, a queda da economia nacional motivou a baixa na produção do Amazonas. “Todas estas atividades econômicas tiveram queda neste período. Esses dados vem da pesquisa de produção física mensal. O reflexo da economia nacional prejudicou a indústria da Zona Franca de Manaus, por conta da crise”, explicou a professora da UEA, Elane Conceição de Oliveira.

Faturamento

Apesar da queda, no primeiro bimestre de 2017 a economia amazonense já deu sinais de aquecimento. Segundo pesquisa apresentada pela Suframa, no acumulado de janeiro e fevereiro de 2017 houve um crescimento de 12,9% no faturamento, em relação ao mesmo período de 2016.

No primeiro bimestre de 2016 foi registrado uma queda de 17,99%. “Já há um crescimento leve. A própria economia está se aquecendo, a crise estourou em 2015. Em 2016 tivemos uma queda e, agora neste primeiro bimestre de 2017, tivemos um crescimento”, disse Oliveira.

Projeto

De olho na produção industrial e desenvolvimento econômico da Amazônia, pesquisadores da universidade estão desenvolvendo o projeto “Contas nacionais e sustentabilidade: análise do setor de produção florestal do estado do Amazonas”.

A pesquisa aponta que produtos florestais madeireiros e não madeireiros tem uma participação nos insumos necessários na atividade econômica.

“Nossa economia é movida pela indústria que precisa de insumos industriais. Então o setor florestal participa muito pouco da nossa economia. É um estudo em desenvolvimento”, disse Elane Conceição de Oliveira.

Economia do Amazonas

A pesquisadora apontou a importância da indústria de transformação do Polo Industrial de Manaus.

"A indústria de transformação representou quase 70% de toda a produção da indústria local para o ano de 2014. Muito embora o Setor de Serviços representasse 58%, em termos de valor adicionado, da economia local, a indústria é o carro chefe da economia do Estado do Amazonas. Podemos evidenciar a existência de uma relação de dependência entre o setor de serviços e a indústria”, disse a pesquisadora.

Ela apontou ainda que apesar da indústria apresentar um bom desempenho, o faturamento do PIM vem dando sinais de crescimento a taxas decrescentes. “Entende-se por taxas decrescentes o aumento do faturamento a taxas cada vez menores”, apontou.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House