CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Produção industrial do Amazonas fica acima da média nacional, ao crescer 10,2%

  1. Principal
  2. Notícias

09/09/2013

A indústria do Amazonas mostra recuperação no ano com produção 10,2% maior em julho na comparação com o mesmo mês de 2012. O resultado foi acima da média nacional e o quarto melhor desempenho do País, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano, o Amazonas também apresenta índice positivo.

Alguns setores tiveram ritmo industrial mais satisfatório em julho deste ano. É o caso dos equipamentos de transporte, onde se incluem as motocicletas do Polo Industrial de Manaus (PIM). O segmento cresceu 53,35% frente a julho de 2012. Já em relação a junho deste ano, o segmento continua em queda. O resultado foi 40,7% menor.

A explicação é uma ‘pequena melhora’ na produção de grandes empresas e importantes setores do PIM, analisa o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo. “Começou por meados de julho, sentimos que houve uma pequena melhora, uma estabilização”, disse. O segmento de Duas Rodas e a produção de condicionadores de ar são apontados como os que sofreram a ‘relativa melhora’.

No ano, o índice de 3,3% de crescimento mostra que a indústria está com resultados mais positivos que os de 2012, avalia Azevedo. A preocupação é saber se o bom resultado vai se manter. “As empresas estão nessa expectativa. Sentimos que houve melhoria na economia regional, mas ficamos naquela situação, ninguém sabe se é coisa de momento, se é bolha e se vai continuar”, afirma. Ele acrescenta que a indústria deve ter precaução.

Equipamentos de instrumentação médico-hospitalar e ópticos com crescimento de 10,18%, borracha e plástico (10%), refino de petróleo e álcool (488,77 %) e alimentos e bebidas (6,64%) também apresentaram um ritmo produtivo maior em julho de 2013 na comparação com o mesmo período do ano passado.

Do lado negativo, estão produtos químicos (-13,33 %), edição, impressão e reprodução de gravações (-28,34 %) e máquinas e equipamentos (-32,41%).

Fonte: Portal D24.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House