CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Produção industrial do Amazonas cai 1,9%, aponta IBGE

  1. Principal
  2. Notícias

12/06/2017

Reportagem publicada no portal G1.com

Emm abril de 2017, a produção industrial do Amazonas teve mostrou retração de -1,9% em relação ao mês anterior, segundo dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta semana. Rio de Janeiro (-1,9%), Paraná (-1,6%) e Goiás (-1,3%) também apontaram os resultados negativos mais acentuados.

Na comparação abril de 2016, o setor industrial do Amazonas mostrou expansão de 7,7% no índice mensal de abril de 2017, após recuar 8,0 em março último.

Neste período, seis das dez atividades pesquisadas assinalando aumento na produção. O setor de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (24,0%) exerceu a contribuição positiva mais relevante sobre o total da indústria, impulsionado, em grande parte, pela maior produção de televisores e computadores pessoais portáteis (laptops, notebook, handhelds, tablets e semelhantes).

Vale mencionar ainda os avanços vindos dos setores de bebidas (8,6%), de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (7,2%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (18,2%) e de máquinas e equipamentos (49,7%), explicados, em grande medida, pela maior produção de preparações em xarope para elaboração de bebidas para fins industriais.

O índice acumulado nos quatro primeiros meses do ano assinalou expansão de 2,6% e reverteu a queda observada no último quadrimestre de 2016 (-4,0%), ambas as comparações contra iguais períodos do ano anterior. O ramo de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (30,0%) exerceu a contribuição positiva mais relevante sobre o total da indústria, impulsionado, em grande parte, pela maior produção de televisores.

A taxa anualizada, índice acumulado nos últimos doze meses, ao recuar 3,0% em abril de 2017, manteve a redução na intensidade de queda iniciada em junho de 2016 (-18,2%).

Capitais

De março para abril, a produção industrial subiu em apenas 5 dos 14 locais pesquisados. O destaque ficou com Santa Catarina, que avançou 1,2%, eliminando parte da perda de 4% registrada em março.

Região Nordeste (0,6%), Pernambuco (0,6%), Ceará (0,6%) e Minas Gerais (0,5%) completaram o conjunto de locais que mostraram aumento na produção. Já Espírito Santo repetiu o patamar observado no mês anterior (0%).

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House