CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Produção industrial do AM tem queda pelo 5º mês seguido, aponta IBGE

  1. Principal
  2. Notícias

09/12/2015

O Amazonas registrou em outubro o quinto mês consecutivo de queda na produção industrial, segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (8) e mostram que dos 14 estados pesquisados, 10 apresentaram redução do ritmo de produção.

Os recuos mais intensos relacionando os meses de setembro e outubro foram registrados no Pará, com -6%, Paraná com -5,7%, Espírito Santo -5,1% e Amazonas com -4,9%. Goiás -2,2%, Rio de Janeiro -0,9% e Rio Grande do Sul -0,8%, Região Nordeste -0,5%, São Paulo -0,4% e Minas Gerais -0,1% também registraram baixas, mas em ritmo menor.

Em setembro passado, o índice da produção do estado fechou com menos 0,4%. Em agosto, o IBGE registrou queda de 2,4%. Julho e junho fecharam com baixa de 1,08%.

A queda acumulada de janeiro a outubro deste ano, deixa o Amazonas em primeiro lugar no índice de retração de produção, com -15,1%. Em comparação ao mês de outubro de 2104, o valor vai para -20,6%.

Na contramão da maioria estão as produções da Bahia, com alta de 2,2%, e do Ceará, com avanço de 0,9%, Pernambuco, com leve aumento de 0,3% e Santa Catarina, com crescimento de 0,2%.

Setor de duas rodas

O polo de Duas Rodas do Polo Industrial de Manaus (PIM) concentra todos os fabricantes de motos do país. Ao todo, o PIM tem 15 empresas fabricantes de motocicletas com projetos aprovados – 11 ativas em 2015, segundo a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Essas empresas produzem praticamente todas as marcas disponíveis no mercado brasileiro, além de mais de 70 fabricantes de componentes, que formam o segmento com a cadeia de produção mais adensada no PIM.

Nos últimos três anos, os indicadores da produção de motos no país têm permanecido negativos, de acordo com dados da Abraciclo. Ano a ano a produção geral caiu. A maior queda ocorreu em 2012, quando foram produzidas 20,9% unidades a menos do que em 2011. No ano seguinte, o mercado reagiu, mas fechou 2013 ainda com 1% de queda da produção de motos.

Demissões

No primeiro semestre de 2015 houve registro de 15.487 demissões de trabalhadores do Distrito Industrial. No mesmo período de 2014, o volume de desligamentos foi de 13.598, o que representa um aumento de 13,9% no comparativo semestral. Os dados são do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM).

A maior parte das demissões foi atribuída ao cenário nacional. A redução de linhas de produção também pode ter motivado os desligamentos.

Os meses de maio e junho deste ano concentraram os maiores volumes de demissões no PIM com 3.539 e 3.078 desligamentos, respectivamente. A Samsung, que produz eletrônicos,  foi a empresa que mais demitiu funcionários no PIM. Ao todo, 1.941 trabalhadores foram dispensados pela multinacional coreana em Manaus.

Fonte: G1.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House