CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Produção industrial do AM cresce 14% entre janeiro e julho, maior alta do País

  1. Principal
  2. Notícias

12/09/2018

Notícia publicada pelo Portal D24AM

O Amazonas aparece entre os sete estados que tiveram crescimento na produção industrial entre junho e julho deste ano. Quinze estados entraram na pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, em oito deles, houve queda de até 2,1%. No acumulado do ano, o Amazonas foi o que mais cresceu, apresentando aumento de 14,1%. As informações são da Agência Brasil.

Conforme a pesquisa, o Amazonas teve crescimento de 2,5% na indústria, mas ainda segue atrás de estados como Espírito Santo (5,8%), Rio Grande do Sul (4,6%) e Pará (2,7%). Santa Catarina e Bahia também estão entre os estados que tiveram crescimento, apresentando 1,9% e 1%, respectivamente.

Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresentaram maiores quedas. Goiás, segundo a pesquisa, foi o estado que apresentou a maior queda no ramo de produção industrial, com 2,1%, seguido de Paraná (1,3%), São Paulo (1,1%) e Minas Gerais (1%).

Também tiveram quedas acima da média nacional de 0,2%, os estados do Mato Grosso (0,9%) e do Rio de Janeiro (0,3%). Outros recuos foram observados no Ceará e em Pernambuco, ambos de 0,2%.

Na comparação com julho de 2017, a indústria cresceu em 12 dos 15 locais. Os destaques foram Rio Grande do Sul (13,9%) e Pará (13,7%). Nos outros três locais, a maior queda foi registrada em Goiás (4,9%).

No acumulado do ano, ou seja de janeiro a julho, o Amazonas foi o que mais cresceu, apresentando aumento de 14,1%.

Já no acumulado de 12 meses, houve taxas positivas em 13 dos 15 locais, com destaque, também, para o Amazonas (11,3%) e o Pará (10%). Dois estados tiveram recuo na produção: Espírito Santo (2,3%) e Minas Gerais (0,8%).

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House