10/12/2013
O Estado do Ceará teve o melhor desempenho entre as regiões, com alta de 3,8% em outubro na comparação com setembro, seguido por Pernambuco com alta de 2,9%, e Pará, que subiu 2,6%.
Por outro lado, o Estado da Bahia teve o pior desempenho, com baixa de 6,2% em outubro em relação a setembro, já descontados os efeitos sazonais.
Na mesma base de comparação, o IBGE também observou baixas nas produções de Região Nordeste, com queda de 5,4%, e Rio de Janeiro cujo recuo foi de 1,5%.
Já a produção industrial de São Paulo, maior parque industrial do país, subiu 2,5% em outubro na comparação com setembro
Entre setembro e outubro, a indústria nacional cresceu 0,6%, na série que desconta os efeitos sazonais.
Com aumento de 3,8% na produção industrial em outubro na comparação com setembro, a indústria do Ceará, além de ter mostrado o melhor desempenho entre 14 locais pesquisados no período, também eliminou o recuo de 2,4% observado em setembro ante agosto na atividade industrial da região.
O instituto detalhou ainda que, na comparação com outubro do ano passado, a atividade industrial cearense cresceu 11,8%, a quinta taxa positiva consecutiva nesse confronto e a mais intensa desde janeiro deste ano (15%). Nessa comparação, seis dos dez ramos pesquisados pelo instituto tiveram expansão na produção industrial, com destaque para as taxas de elevação registradas em alimentos e bebidas (18,4%); e em calçados e artigos de couro (18%).
Fonte: Valor Econômico