CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Produção industrial cai 1,2% em agosto e marca terceiro recuo seguido

  1. Principal
  2. Notícias

02/10/2015

A produção industrial do país caiu 1,2% em agosto, na comparação com o mês anterior, quando cedeu 1,5%, na série com ajustes sazonais. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o terceiro resultado negativo em sequência e a maior queda para o mês desde 2011.

Os 20 analistas consultados pelo Valor Data previam uma queda de 1,5% no período. O intervalo das estimativas ia de recuo de 0,6% à retração de 2,1%.

Na comparação com agosto de 2014, a produção industrial brasileira caiu 9%, o pior resultado desde o início da série histórica, em 2002. Foi a 18ª queda consecutiva nessa comparação. No ano, houve baixa de 6,9% e, em 12 meses, declínio de 5,7%.

De julho para agosto, a principal influência negativa foi registrada por veículos automotores, reboques e carrocerias, cuja produção caiu 9,4%. Esse segmento eliminou com sobra a expansão de 1,9% observada em julho, quando interrompeu nove meses consecutivos de queda na produção, período em que acumulou perda de 27%. Na comparação com agosto do ano passado, a queda foi de 26,2%.

O IBGE chamou atenção ainda para outras contribuições negativas sobre o total da indústria em agosto, em relação ao mês anterior, como coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,6%), produtos de metal (-3%), metalurgia (-1,3%), artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-3,6%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,5%), outros equipamentos de transporte (-3,4%) e produtos de minerais não metálicos (-1,5%).

Ainda na base mensal, a produção de bens de capital mostrou queda de 7,6%,a de bens de consumo duráveis cedeu 4% e a de semi e não duráveis declinou 0,3%. A produção de bens intermediários, contudo, subiu 0,2%.

Em relação a agosto de 2014, a produção de bens de capital recuou 33,2%, a de bens intermediários caiu 5,5%, ao passo que a produção de bens de consumo duráveis diminuiu 14,6% e a de bens de consumo semi e não duráveis encolheu 7,6%.

Fonte: Amazonas Atual

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House