CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Produção em meio à pandemia garantiu bom desempenho do PIM

  1. Principal
  2. Notícias

13/08/2021

Priscila Caldas

Medidas dotadas para o enfrentamento ao segundo pico da pandemia da Covid-19, que possibilitaram a continuidade da atividade industrial, no Amazonas, contribuíram para a retomada produtiva e o bom desempenho da indústria no semestre. Essa é a análise do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva.

Para o empresário, os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam crescimento de 26,6% na produção industrial local no semestre, em comparação aos primeiros seis meses de 2020, resultam de medidas tomadas pelo governo estadual, definidas pelo presidente fas Fieam como acertadas, e que possibilitaram a continuidade da produção.

“O Amazonas enfrentou a segunda onda da pandemia antes das demais unidades da federação, o que nos permitiu iniciar uma retomada da atividade produtiva antes dos demais estados. Medidas acertadas do governo estadual também possibilitaram que as indústrias operassem, em horário reduzido, mesmo durante o auge da crise, possibilitando uma produção ininterrupta durante os primeiros meses do ano”, analisou.

Conforme o empresário, o aumento da demanda por bens duráveis como eletroeletrônicos e bens de informática, um efeito da pandemia e do home office, também contribuíram para a maior produção nos primeiros meses do ano.

“A nova tendência de consumo, que obrigou as pessoas a permanecerem mais tempo em casa, favoreceu alguns bens de consumo duráveis produzidos no PIM, como no caso dos eletroeletrônicos e bens de informática”.

Cieam destaca crescimento em empregos

O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, lembra que a atividade industrial do PIM foi fortemente prejudicada no primeiro semestre de 2020 pela paralisação das atividades, devido à primeira onda da Covid-19, no Amazonas.

Porém, ele destaca que 2021 iniciou com produção aquecida, que se manteve mesmo em meio às medidas restritivas impostas no início do ano pelo governo do estado em prevenção ao vírus.

“O primeiro semestre de 2020 foi um período ruim em termos de atividade industrial. As empresas ficaram praticamente três meses paradas e retornaram no segundo semestre. Iniciamos 2021 com produção aquecida e o impacto em janeiro com algumas medidas restritivas, mas nada que provocasse paralisação”, avaliou.

“Em meio a esse cenário é importante evidenciar o volume de empregos mantidos, que hoje ultrapassa 102 mil postos de trabalho. Esse é um indicador relevante”, disse o empresário.

Fonte: Real Time 1


Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House