27/01/2014
Mesmo sem divulgar a média da produção do item até o momento, o presidente da entidade, Celso Piacentini, avalia que a atividade das fábricas do setor está dentro do esperado e começa a se intensificar a partir de fevereiro. “Após quatro meses de produção intensa, maio é o prazo máximo, porque a mercadoria viaja por 15 dias até chegar nas prateleiras das lojas no Sudeste, por exemplo, e o produto deve ser vendido em no máximo 15 dias para chegar na casa do consumidor a tempo dos jogos”, detalha.
Conforme o dirigente, o termômetro para o bom nível de produção é a mão de obra empregada no segmento eletroeletrônico. “Janeiro é um período em que, normalmente, o setor eletroeletrônico realiza um volume significativo de demissões. Este quadro não se repetiu em 2014, e avaliamos que a estabilidade de contratações no setor se deve justamente à manufatura dos televisores, sobretudo os de LCD”, argumenta.
Balanço
Entre janeiro e novembro do ano passado, conforme os dados mais recentes dos indicadores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), foram produzidos 11,5 milhões de televisores do tipo LCD, representando um faturamento de US$ 5,4 bilhões para as fábricas do setor no PIM. Os televisores de plasma, por sua vez, somaram 832 mil unidades fabricadas no período, um acréscimo de 97,6% na comparação com o mesmo período de 2012.
O vice-presidente da Associação Nacional de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Benjamin Sicsu, estimou que 15 milhões de televisores de tela fina – plasma, LED e LCD –, fossem produzidos em 2013.
Com a proximidade do torneio mundial de futebol, a tendência é o comércio registrar aumento na venda de aparelhos de TV.
Fonte: Amazonas Em Tempo