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Produção de motos cai 27,8% em outubro e acumula perdas desde 2012

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09/11/2015

A produção de motocicletas no Brasil tem registrado desaceleração desde 2012. O cenário de sucessivas perdas do setor de Duas Rodas, responsável pela fabricação de motocicletas e veículos ciclomotores, tem sido considerado o "vilão" do equilíbrio do Polo Industrial de Manaus (PIM). A queda nas vendas está refletindo na redução da produção, que também gerou perdas de postos de trabalho, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Em outubro, a queda na produção em relação ao mesmo período do ano passado foi de 27,8%.

O polo de Duas Rodas do PIM concentra todos os fabricantes de motos do país. Ao todo, o Polo Industrial de Manaus tem 15 empresas fabricantes de motocicletas com projetos aprovados – 11 ativas em 2015, segundo a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Essas empresas produzem praticamente todas as marcas disponíveis no mercado brasileiro, além de mais de 70 fabricantes de componentes, que formam o segmento com a cadeia de produção mais adensada no PIM.

Nos últimos três anos, os indicadores da produção de motos no país têm permanecido negativos, de acordo com dados da Abraciclo. Ano a ano a produção geral caiu. A maior queda ocorreu em 2012, quando foram produzidas 20,9% unidades a menos do que em 2011. No ano seguinte, o mercado reagiu, mas fechou 2013 ainda com 1% de queda da produção de motos.

A situação ficou mais crítica com a crise econômica em 2014. No ano passado, as empresas fabricaram menos motos e houve uma redução da produção de 9,3%. O balanço dos nove primeiros meses de 2015 também não é favorável. De janeiro a setembro, 1.031.447 motos foram fabricadas no Polo Industrial de Manaus. O volume representa menos da metade da produção total de 2008 e 2011.

No comparativo dos nove meses deste ano com o mesmo período dos últimos três anos, há uma tendência de perdas na fabricação de motocicletas no PIM. Os dados da Abraciclo apontaram quedas de produção de motos em 2012 (-6,6%), 2013 (-7,7%) e 2014 (-11,6%).

A produção de motocicletas no mês passado caiu 27,8% em relação a outubro de 2014. Comparado a setembro, a atividade do setor mostrou queda de 12,1%. No total, 104,4 mil motocicletas saíram das linhas de montagem em outubro. O acumulado do ano subiu para 1,14 milhão unidades fabricadas. A produção ainda é 174 mil a menos do que nos dez primeiros meses de 2014.

Expectativa

As vendas de motos no atacado — das montadoras para as concessionárias - somaram 91,2 mil unidades no mês passado, queda de 29,4% na comparação anual e de 12,6% em relação a setembro. No acumulado do ano, as entregas, de pouco mais de 1 milhão de motos até outubro, estão em 146,2 mil unidades abaixo de 2014. Por outro lado, as exportações subiram 54,2% no mês de outubro, se comparadas ao mesmo mês de 2014, chegando a 11 mil unidades. Comparada a setembro, a alta foi de 12,5%. Embora o aumento, o envio de motos para o exterior ainda mostra queda de 27,7%, no acumulado do ano, com 56,9 mil motocicletas exportadas de janeiro a outubro.

"Apesar do cenário atual, a chegada do verão, com o clima mais propício ao uso de veículos de duas rodas, além do pagamento do 13º salário, a expectativa é que haja um estímulo na demanda de motocicletas no final do ano", afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Desemprego

De acordo com os Indicadores de Desempenho do PIM, atualmente o setor emprega uma média mensal de 16.947 trabalhadores, entre temporários, terceirizados e efetivos. Em 2012, essa média foi de 20.145; em 2013, chegou a 18.805; e, em 2014, caiu para 18.225 trabalhadores. Do início da crise em 2012 até este ano, a média de ocupação de postos de trabalho nos fabricantes de motos reduziu 15,9%, ou seja, 3.198 empregos deixaram de existir.

Previsão negativa

Com o agravamento da crise econômica brasileira e a variação cambial do dólar, o setor passou a registrar mais perdas e retração da produção industrial. A Honda, que concentra mais de 80% da produção de motos dentre as empresas instaladas no PIM, é uma das empresas afetadas pela retração industrial do país.

A empresa registrou queda de 11% da produção no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Cerca de 70 mil motos deixaram de ser produzidas. A alta do dólar também deve influenciar a produção anual. A previsão é que o volume de motos não produzidas atinja 100 mil unidades no fim deste ano.

"Desde 2012, ano a ano está reduzindo a produção. Até o ano passado foi em função do crédito, quando as instituições financeiras acabaram dificultando os financiamentos por conta do aumento da inadimplência. Desde o final do ano passado, a crise mais política do que econômica tem afetado. A nossa previsão do segundo semestre também não é muito animadora e prevemos uma queda de 7% em relação ao ano passado", avaliou o gerente de relações institucionais da Honda, Mario Okubo.

O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) considera como principais entraves do setor as dificuldades de acesso aos financiamentos e a restrição de crédito gerada pela crise financeira.

"Por conta da inadimplência, os financiamentos não são aprovados e as pessoas não conseguem comprar. Agora agravados também por conta do cenário econômico", afirmou o presidente do Cieam, Wilson Périco.

Nos meses de agosto e setembro deste ano, houve um aumento da comercialização das motocicletas de baixa cilindradas fabricadas no PIM. Entretanto, o leve aumento não gerou recuperação.

"Muitos trabalhadores pegaram sua rescisão de trabalho e conseguiram comprar a moto, mas a pequena melhoria das vendas não foi suficiente para compensar a perda total do segmento. Infelizmente, as perspectivas não são positivas em curto e médio prazo. No meu entendimento 2016 é um ano fadado a ter um resultado muito ruim e quem sabe em 2017", analisou o presidente do Cieam.

O faturamento do Polo de Duas Rodas até agosto de 2015 foi de R$ 8,988 bilhões (US$ 2.941 bilhões), equivalendo a uma participação de 17,83% no faturamento global do PIM. Toda a produção nacional de motocicletas, motonetas, ciclomotores e afins está instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM) e o Polo de Duas Rodas representa, historicamente, 30% do total de faturamento, mão de obra e investimentos da Zona Franca de Manaus (ZFM). A Suframa disse que tem acompanhado o desempenho do setor e discutido medidas para gerar mais competitividade.

Suframa

"Por essa razão, a Suframa sempre deu especial atenção a esse segmento, que tem um grau de agregação de valor local bastante representativo, acima de 70% e, desse percentual, cerca de 45% de partes e peças são produzidas regionalmente na ZFM. O setor ainda passa por dificuldades relacionadas principalmente à concessão de financiamentos e à oferta de crédito no mercado, mas o governo federal está trabalhando nessa e outras vertentes, como ajuste no Processo Produtivo Básico (PPB), visando à atração de novos produtos. As portarias interministeriais que alteram o PPB de partes e peças de motocicletas e também o próprio PPB de motocicletas, por exemplo, foram amplamente discutidos com o segmento recentemente e as alterações deverão dar melhores condições de competitividade às empresas instaladas na Zona Franca de Manaus", informou a autarquia em nota.

Fonte: G1.com

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