CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Produção de motocicletas deve crescer 6,6% até o final de 2019

  1. Principal
  2. Notícias

18/11/2019

Fonte: Jornal Em Tempo

Pela segunda vez consecutiva, o setor de duas rodas teve uma retomada e projeta expectativas. A estimativa para produção total de 2019 é de 1,1 mil unidades, correspondendo a uma alta de 6,6% na comparação com o volume produzido em 2018, mil unidades, segundo informações da Abraciclo.

Nas vendas de atacado, a nova expectativa é de aumento de 11,8%, saltando das 957 mil motocicletas repassadas das fábricas para as concessionárias em 2018 para mil unidades até o final deste ano. Já no varejo, a nova projeção também é de mil motocicletas emplacadas neste ano, representando um aumento de 13,8%.

Segundo Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, o desempenho positivo do mercado interno foi a principal razão para a revisão das projeções para este ano. “A maior oferta de crédito, com taxas de juros mais atrativas e novos players, como os bancos digitais, aumentou o interesse do consumidor pela aquisição um modelo 0 km. Esse quadro também foi estimulado pela apresentação de novos modelos no mercado, mais modernos, com novos recursos tecnológicos e design renovado”

Projeção

A curva de crescimento apresentada durante todo o ano de 2019 deve se repetir no próximo ano. De acordo com as estimativas apresentadas pela Abraciclo, a produção em 2020 deverá alcançar também 1,1 mil motocicletas, correspondendo a uma alta de 6,3%.

As exportações deverão continuar em queda | Foto: Rebeca Mota

O repasse de motocicletas das fábricas para as concessionárias deve somar 1,1 mil unidades, aumento de 6,9% em relação às mil unidades que deverão ser vendidas no atacado em 2019.

Exportações

As exportações deverão continuar em queda. Os embarques deverão somar em 2020, segundo a Abraciclo, 30 mil unidades, representando uma queda de 11,8% na comparação com as 34 mil unidades esperadas para o presente ano.

Em outubro, a Argentina manteve o posto de principal destino das motocicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus (PIM). De acordo com dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os volumes de embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, foram embarcadas 780 unidades, o que representa 44,3% do volume exportado. Depois vieram Colômbia com 408 unidades e Estados Unidos, com 251 unidades.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House