CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Produção de julho preocupa

  1. Principal
  2. Notícias

13/09/2021

Empresários estão receosos com a queda de 14,4% na produção industrial do Amazonas no período de junho para julho deste ano. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) o estado foi o que mais teve retração nesse período entre as unidades da federação.

O presidente da Federação das Indústrias do estado do Amazonas (FIEAM), Antônio Silva, analisa com cautela a queda na produção industrial face à pandemia de covid-19.

“Esses números refletem a tendência do mercado nacional. Mesmo com o arrefecimento da pandemia de covid-19, a retração no consumo, inflação e cenário de instabilidade econômica têm grande impacto negativo na atividade industrial. Não obstante esses fatores, a indústria ainda enfrenta o problema de escassez de insumos a nível mundial, bem como o encarecimento dessas matérias-primas. Esses fatores refletem diretamente na produção industrial”, disse Antônio Silva.

Já o presidente do Cento das Industrias do Estado do Amazonas (CIEAM), Wilson Périco, diz que é preciso aguardar. “Temos alguns fatores, sim, em especial a questão dos insumos. Estamos acompanhando essa questão. Mas temos fatores sociais também. 0 desemprego no País continua alto. A gente sabe que foram criados empregos, graças a Deus, aliás. Mas o consumo está atrelado a essa renda. No mês de julho, por ser o mês em que você não tem um apelo comercial, como nos outros meses como por exemplo maio tem o Dia das Mães, outubro tem o Dia das Crianças e em dezembro vem o Natal. 0 terceiro trimestre tem essa característica de ser o início das atividades para atender a essas datas. Pro natal a produção deve estar aquecendo agora. Isto é deve está crescendo a partir de agosto e setembro. Mas tem essa variável da questão dos insumos que está preocupando bastante. Vamos acompanhar”, disse Périco.

O dirigente disse que é preciso acompanhar os próximos meses. “ O melhor indicador pra ser avaliado é o índice de empregos. E isso, graças a Deus, aqui no Polo Industrial continuamos bem. Acima de 102 mil empregos. Esse é o indicador que devemos estar prestando a atenção. Eu acredito na retomada da curva de crescimento e vamos aguardar um pouquinho”, disse.

Retração

A queda da produção industrial do Amazonas ocorre depois de uma alta de 6,7% no mês anterior, e foi ocasionada pela retração na produção de diversas atividades do PIM. No acumulado do ano, período de janeiro a julho de 2021, houve alta de 20,8%.

Antônio Silva diz que retração no consumo e inflação influenciam na queda na produção.

Fonte: Acrítica

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House