13/12/2013
A expectativa é de que 1,3 milhão de bicicletas sejam produzidas em Manaus, um crescimento de 30% sobre um total de 1 milhão de unidades fabricadas neste ano, segundo estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
De acordo com o membro da diretoria da Abraciclo e presidente da Caloi, Eduardo Musa, entre os fatores que deverão impulsionar a fabricação das “magrelas” no parque fabril está o interesse do consumidor por modelos mais sofisticados e de melhor performance esportiva.
“A demanda por bicicletas mais “completas” está intensa e vai se estender para o próximo ano. Por conta disso, as empresas estão se preparando para atender o mercado”, disse o executivo ao pontuar que as bicicletas mais “simples” também terão “peso” nos resultados a serem alcançados em 2014.
Outro fator que favorecerá o incremento na produção das bikes é o novo Processo Produtivo Básico (PPB) de bicicletas que, segundo Eduardo, é aguardado para o início de 2014. Para ele, as novas regras vão resolver, entre outras questões, a regulamentação para fabricação da bicicleta elétrica, produto amplamente divulgado pelo setor que ainda não “decolou”.
Para ele, da forma como está configurado o PPB, não é possível saber se as bicicletas elétricas são motocicletas pelo fato de possuírem o motor ou continuam sendo bikes. “Parece um pequeno detalhe, mas muda todo o planejamento”, ressaltou o dirigente.
Conforme o membro da Abraciclo explicou, caso sejam consideradas ciclomotores, as “magrelas” precisarão de emplacamento, equipamento de segurança para serem conduzidas e uma série de componentes específicos.
“Fabricantes como a Caloi, por exemplo, não investiram significativamente neste produto até o momento porque ainda não há critérios de produção do item estabelecido. Sem as especificações adequadas, é perigoso aplicar recursos e corremos o risco de investir em tecnologia errada”, apontou.
Fonte: Amazonas Em Tempo