CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Produção de bens do PIM tem nova queda em maio, diz IBGE

  1. Principal
  2. Notícias

04/07/2016

Os produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM), como motocicletas eletroeletrônicos e bens de informática registraram baixa na produção em maio, de acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A fabricação de televisores, impressoras, celulares, computadores e monitores recuou 17,5%, comparado a igual mês de 2015. Já outros equipamentos de transporte, que inclui a fabricação de motocicletas e bicicletas, teve queda de 18,3% na mesma comparação.
No País, a estabilidade na produção industrial na passagem de abril a maio completou uma sequência de três meses sem quedas nessa base de comparação.

No acumulado do ano, equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos têm queda de 29,8%, o maior recuo da indústria que acumula queda geral de 9,8% no acumulado dos primeiros cinco meses. Outros equipamentos de transporte aparecem com recuo de 22,9% no ano.

Já na comparação com abril, os índices são positivos para os principais setores do PIM. Enquanto equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos aumentaram o ritmo de produção em 4,3%, outros equipamentos de transporte registraram movimento positivo na comparação, 9,5% acima de abril, o melhor resultado da indústria. No geral, a produção ficou estável.

Entre as grandes categorias econômicas, o perfil dos resultados para os cinco primeiros meses de 2016 mostrou menor dinamismo para bens de consumo duráveis (-24,7%) e bens de capital (-23,0%), pressionadas especialmente pela redução na fabricação de automóveis (-24,4%) e eletrodomésticos (-27,7%), na primeira; e de bens de capital para equipamentos de transporte (-23,5%), na segunda.

Os segmentos de bens intermediários (-9,2%) e de bens de consumo semi e não-duráveis (-2,4%) também assinalaram taxas negativas no índice acumulado do ano, com o primeiro registrando recuo abaixo da magnitude observada na média nacional (-9,8%), e o segundo apontando a queda mais moderada entre as grandes categorias econômicas.

Fonte: Portal D24am.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House