02/07/2014
Segundo a entidade, o volume engloba o pagamento a servidores federais, estaduais e municipais, dentre ativos, inativos e pensionistas. Para o presidente da ACA, Ismael Bichara, o pagamento do benefício, que geralmente é feito até o final desse mês, impulsionará o comércio local, visto que o momento é considerado tradicionalmente fraco pelo setor.
“Como aproximadamente 90% do comércio só paga o 13º salário no final de novembro, esse dinheiro que é liberado antecipadamente pelos governos movimentará a economia, uma vez que haverá uma quantidade maior de dinheiro circulando na região”, destacou.
Folha de pagamento
Só a Prefeitura de Manaus vai colocar na economia da capital um montante de R$ 40 milhões. As informações foram confirmadas na terça (1º) pela Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef).
Segundo o titular da pasta, Ulisses Tapajós, a folha de pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores do Executivo Municipal beneficiará em torno de 30 mil funcionários, sendo que o pagamento ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 deste mês.
O titular da secretaria informou ainda que o pagamento do benefício será feito junto com a folha de pagamento do mês. “O valor liberado só para pagar o 13º dos servidos municipais é de R$ 40 milhões”, ressaltou.
A Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz-AM), informou por meio da assessoria de imprensa, que já fez o levantamento do valor e da quantidade de servidores públicos estaduais.
Porém, o órgão não divulgou o volume a ser pago e nem a data em que o dinheiro será liberado, mas garantiu que a primeira parcela do 13º salário provavelmente será liberada em julho.
Indústria e comércio
Assim como os órgãos públicos, a iniciativa privada, embora não tenha um número finalizado, também liberará o benefício nesse mês para os funcionários.
Segundo o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, as empresas que deram férias coletivas já adiantaram o 13º e as que não deram, farão o pagamento até o final do mês.
A informação foi confirmada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva. Segundo ele, quase 90% das empresas farão o pagamento do benefício em julho. “Será um valor significativo que movimentará positivamente a economia local”, destacou.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) estima que até 15% do comércio liberará a metade do 13º salário para os funcionários nesse mês.
Fonte: Amazonas Em Tempo