01/05/2015
Lideranças políticas e empresariais presentes ao evento manifestaram apoio ao pleito dos servidores, uma vez que a expectativa nos bastidores é a de que a presidente vete a emenda que favorece os servidores.
"O ministro do Planejamento (Nelson Barbosa), por telefone, me disse que a MP 660 será vetada", afirmou o senador Omar Aziz (PSD). A justificativa é a falta de orçamento.
"Nos últimos dez anos, o contingenciamento que foi feito de recursos da Suframa ultrapassa R$ 3 bilhões, que poderia estar sendo investido na Amazônia, gerando emprego e desenvolvimento na nossa região. Não é verdade que não tem orçamento. Tem, mas eles tiram dinheiro da gente", ressalta o senador.
Ausência
A ausência mais sentida na reunião foi a do ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto, que não pode comparecer por estar se recuperando de uma cirurgia. A reunião foi presidida pelo secretário-executivo da pasta, Ivan Ramalho.
Os parlamentares do Amazonas ressaltaram o motivo do ministro não ter participado da reunião e lamentaram sua ausência. "Ele é nosso grande aliado, não mediu esforços para que essa reunião fosse realizada. Quando surgiu a proposta, ele prontamente agendou e não veio por motivos fortes de saúde", afirmou o deputado estadual, Serafim Correa (PSB). No entanto, vale ressaltar que o ministro esteve dias antes (28), na inauguração de uma fábrica em Pernambuco, Estado onde nasceu e pelo qual se elegeu.
Superintendente
Com relação à escolha do novo superintendente da Suframa, como a escolha é alvo de disputa entre as forças políticas, o senador Omar Aziz foi enfático. "Nós não podemos brincar de arranjar emprego para quem perde a eleição. Se vai ser o Gustavo Igrejas ou outro, mas eu quero um técnico que conheça o órgão. Eu não aceito que usem a Suframa como trampolim para quem perdeu emprego ou perdeu a eleição", declarou o senador, referindo-se à possível indicação de políticos derrotados nas urnas.
PanAmazônia entrega carta ao governo
A Associação PanAmazônia entregou, nesta quinta-feira (30), carta aberta ao Secretário Executivo do Ministérios de Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, durante a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS). O documento solicita audiência com o Ministro Armando Monteiro para apresentar os resultados do Seminário Zona Franca de Manaus 2073, realizado no dia 28 de abril e que contou com a participação de empresários, técnicos, gestores públicos e formadores de opinião.
As carta é resultado de um seminário realizado pela entidade nesta semana. A tônica do encontro foi o debate sobre o futuro da economia regional, com foco no modelo ZFM. Foram apresentados avanços, obstáculos, e propostas que se prestam para balizar a elaboração de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do modelo ZFM.
Fonte: Portal Acrítica.com.br