21/02/2022
A Prefeitura de Manaus apresentou nesta sexta-feira, 18/2, durante reunião na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no Distrito Industrial, zona Sul, o plano estratégico e de ações que criam o “Mais Distrito”, projetos em série envolvendo uma área de intervenções de mais de 152 mil metros quadrados – um novo conceito de Distrito Industrial, na zona Sul, projetado arquitetonicamente. Um futuro termo de intenções deverá ser assinado pelo prefeito David Almeida e pelo superintendente da Suframa, general Algacir Polsin.
Às vésperas de completar 55 anos de Zona Franca de Manaus, o bairro do Distrito, onde está instalado o Polo Industrial (PIM), ganha quatro projetos especiais que vão reabilitar e modificar o espaço e o entorno, abrigando atrações turísticas, econômicas e de fomento para mais negócios.
Durante reunião com secretários municipais, o superintendente da Suframa e respectivas equipes técnicas, foram apresentadas as propostas do Truck Park BR-319; da praça e do museu da Indústria; da arena de Robótica; e a reurbanização do Distrito Industrial, incluindo um parque linear temático.
Com a nova proposta, a prefeitura quer romper com o modelo tradicional de zona industrial, incorporando à arquitetura obras que desenvolvem o turismo, cultura, tecnologia, sustentabilidade e negócios.
“A Suframa acompanha o Mais Distrito desde o início e com a prefeitura foi feita a revitalização com o asfaltamento, paisagismo, iluminação e mais segurança. Com esse objetivo atingido, a prefeitura apresentou uma ideia bastante elaborada e ampliada, evoluindo para a preservação da nossa história, por meio de um museu da Indústria. Tínhamos uma concepção do museu, mas o que foi projetado criou asas e está maior que a nossa ideia inicial, o que é muito importante”, observou o superintendente da Suframa.
Polsin destacou ainda a melhoria do calçadão da Suframa, que ganhará intervenções e um parque linear e temático, além da arena de Robótica e do Truck Park. “O Truck Park vai ajudar na solução de hoje termos várias carretas estacionadas irregularmente em todo o Distrito. Enquanto buscávamos uma área de estacionamento, o conceito da prefeitura foi além, apresentando benefícios adicionais para os caminhoneiros e o entorno, que receberá melhor estrutura e novos negócios”, pontuou Algacir.
Ainda segundo ele, o Mais Distrito vai engrandecer o polo econômico do Estado e da capital, que terá este atrativo para a cidade, turistas e empresários. “Imagina um empresário, um estrangeiro, chegando para visitar o nosso Distrito Industrial e encontrar todo esse potencial. Teremos melhor qualidade de vida da população do entorno, da população em geral para conhecer as indústrias e ter um convívio salutar. Tem melhoria do ambiente de negócios, de qualidade de vida, atração de investimentos e de turismo”, concluiu Polsin.
Desafio
A partir do desafio lançado pelo prefeito David Almeida, ano passado, a equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) se debruçou para criar um conceito de atração turística para o Distrito Industrial, espaço inerentemente ocupado por fábricas. Antes dos projetos conceituais e arquitetônicos, a Prefeitura de Manaus concluiu o asfaltamento das ruas e avenidas do PIM, serviço que foi ampliado com os trabalhos de limpeza, conservação, pintura e paisagismo da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
O secretário Sabá Reis informou que existe uma equipe permanente da Semulsp realizando a limpeza no bairro e que o objetivo do prefeito David Almeida é deixar Manaus mais limpa e sustentável. “Houve um tempo em que aqueles que investem no polo industrial, tinham vergonha de andar pelo Distrito, por verem um espaço cheio de mato e descuidado. E hoje percebemos uma visão completamente diferente após as primeiras ações”, ressaltou Reis.
“Agora é chegada a parte do Implurb que é a concretização de alguns projetos prioritários, como o museu da Indústria, o Truck Park, a arena de Robótica e a reurbanização do calçadão da Suframa, que está muito deteriorado e receberá ainda um parque linear temático. Saímos da reunião com demandas urgentes para a próxima reunião do CAS (Conselho Administrativo da Suframa), entre elas a de montar uma exposição do Mais Distrito”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente. Ainda de acordo com ele, a prefeitura sai da fase conceitual para uma etapa de projeto e construção da arquitetura das obras propostas.
Prioridade
Parte integrante dos trabalhos do Mais Distrito, o Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) está responsável pela elaboração do protocolo de intenções entre Prefeitura de Manaus e Suframa. Conforme o presidente do CMGE, Arnaldo Grijó, os projetos apresentados hoje foram tratados com o prefeito como prioridade para o esboço conceitual. “Saímos satisfeitos porque percebemos um alinhamento muito profundo e pretendemos ter o protocolo pronto para assinar no dia 24. Acreditamos que o Distrito Industrial ficará muito bonito. Ganha o município, a sociedade e o setor empresarial. Isso é muito importante para todos nós”, afirmou.
Vocação
A vocação econômica, industrial e tecnológica do Distrito Industrial o faz um polo eminentemente produtor de riqueza e o objetivo de um novo Distrito é pensar na humanização para os mais de 100 mil trabalhadores que circulam pelo bairro diariamente, entre efetivos, temporários e mão de obra terceirizada.
Fonte: JCAM