CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

PPA quer aplicação de R$ 500 mi em P&D

  1. Principal
  2. Notícias

06/08/2018

Notícia publicada pelo Jornal Acrítica

Um estudo desenvolvido pelo Impact Hub Manaus e Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) estima que pelo menos R$ 500 milhões poderiam ser aplicados em programas de desenvolvimentos sustentável, novos negócios e em Pesquisa e Desenvolvimento(P&D). O montante se refere ao valor devido por empresas que fizeram investimentos em desacordo com a Lei de Informática.

As informações mais detalhadas dos valores podem ser encontradas na publicação "Caminhos para o desenvolvimento sustentável na Amazônia".

Realizada por iniciativa da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), com recursos da USAID e CIAT, a publicação analisa por completo a dinâmica do investimento obrigatório em projetos de P&D por companhias do setor de informática no Polo Industrial de Manaus (PIM).

"Realizamos o estudo para entender como funciona a dinâmica dos investimentos em P&D, o que motiva ­ ou não­ os investimentos locais e quais são os caminhos para utilização desses recursos. O estudo não busca explicitar algo novo, mas sim montar um quebra-cabeça das partes e, de uma forma simples, tornar o conteúdo entendível para todos os públicos, desmistificando o acesso e oportunizando os caminhos de investimento, especialmente em negócios sustentáveis que priorizem o desenvolvimento local", explica Juliana Teles, cofundadora do Impact Hub Manaus.

O estudo indica que, embora a Lei de Informática estabeleça critérios para o investimento em P&D na região, esses critérios são restritivos, o que torna o investimento -- uma mera obrigação fiscal e não incentiva as empresas a investirem em projetos inovadores ou socioambientais.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House