23/01/2014
O resultado foi impactado pelo aumento no volume de equipamentos vendidos e pela elevação no preço médio, por conta da alta do dólar e do encarecimento de alguns componentes no mercado internacional.
Entre PCs e tablets, a companhia vendeu 802,7 mil unidades no período, alta de 19%. Em 2013, o volume chegou a 3 milhões de equipamentos, uma alta de 28%, puxada principalmente pelo crescimento nas vendas de tablets.
Em relação aos telefones celulares — segmento no qual a Positivo entrou no fim de 2012 —, as vendas alcançaram 97,9 mil unidades no 4º trimestre do ano passado, 87% a mais do que o registrado no mesmo período de 2012. Deste total, 57% foram telefones mais simples (os chamados feature phones) e 57% foram aparelhos mais avançados (smartphones). Em todo o ano de 2013, a Positivo vendeu 266,8 mil celulares, 410% a mais do que em 2012.
No 4º trimestre de 2013, a companhia apresentou elevação no preço médio de quase todas as suas linhas de produtos. A única exceção foram os tablets. Com o dólar 10,9% mais alto que o registrado no fim de 2012, os desktops tiveram alta de 19% em reais, enquanto os notebooks tiveram um reajuste de 9%. Os tablets ficaram 17% mais baratos e os telefones celulares ficaram 14% mais caros.
Os números finais do balanço da Positivo só serão divulgados no dia 11 de março.
Fonte: Valor Econômico