07/08/2014
A companhia observou em relatório que já era esperada uma queda nas vendas de computadores no mercado brasileiro, devido à decisão de parte dos consumidores de adquirir TVs para assistir aos jogos da Copa, deixando o investimento em computadores para outro momento. Ainda segundo a companhia, as vendas a partir de julho indicam que haverá uma recuperação no mercado no terceiro trimestre.
As vendas no segundo trimestre totalizaram 582,3 mil PCs e tablets, queda de 28,9% em volume. As vendas de smartphones e celulares tiveram queda de 68,6% no segundo trimestre, para 53.915 unidades. A companhia associou a queda nas vendas de celulares a problemas com a entrega de produtos por fabricantes terceirizados e à decisão da companhia de antecipar a fabricação própria de aparelhos na unidade fabril de Curitiba, iniciada no segundo trimestre.
A receita total da Positivo no período teve redução de 8,3%, para R$ 579,3 milhões. A companhia registrou no período uma redução de 6,8% nos custos com matérias-primas, para R$ 424,1 milhões, e redução de 29,4% nas despesas com depreciação, para R$ 2,6 milhões. Essas quedas contribuíram para uma melhora na margem de lucro da companhia.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) foi de R$ 43,1 milhões no segundo trimestre, 51,5% acima do verificado um ano antes. A margem Ebitda avançou 3,1 pontos percentuais, para 6,1%.
No semestre, a Positivo alcançou lucro líquido de R$ 4,5 milhões, alta de 26,9% em relação ao primeiro semestre do ano passado. A receita caiu 5,3%, para R$ 1,179 bilhão.
Fonte: Valor Econômico