06/01/2014
Balanço apresentado pela companhia indica que mais de 210 mil contêineres passaram pelos pátios do terminal, transportados por 185 navios que atracaram no cais flutuante nos últimos 12 meses.
Os destaques foram navios que percorrem as rotas entre Manaus e os demais portos do litoral brasileiro (cabotagem) com crescimento de 16,79%, seguidos pelos cargueiros internacionais (longo curso), com acréscimo de 9,09%, conforme dados do Chibatão.
Fábricas
De acordo com o gestor do Terminal Alfandegado Chibatão, Jhony Fidelis, entre os fatores que possibilitaram o crescimento na movimentação em 2013 está a instalação de novas fábricas no PIM e os investimentos em tecnologia, novos equipamentos e reestruturação das operações no porto.
“Recebemos menos navios em 2013 do que em 2012, porém, as embarcações são maiores, com mais capacidade e isso representa mais eficiência e dinamismo para a economia do Amazonas que só foi possível com os investimentos realizados pelo porto nos últimos anos”, avalia Fidelis, ao destacar como exemplo os novos navios da Aliança Navegação com capacidade para 3,8 mil TEUs que passaram a operar no Chibatão no segundo semestre do ano passado.
Fonte: Portal D24am.com