CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Porto de Manaus é multado e interditado pelo Ibama após fiscalização

  1. Principal
  2. Notícias

07/10/2016

O Porto de Manaus (Roadway), no Centro, foi interditado na tarde desta quinta-feira (6), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante a Operação Ajuricaba. Ele não possui licença de operação e nem Plano de Emergência Individual para atender incidentes de poluição por óleo e ficará fechado até que a situação seja regularizada. As empresas que operam o local têm 48h para tirar todas as embarcações do local e suspender as operações.

De acordo com o chefe da Divisão Técnico Ambiental do Ibama no Amazonas, Geandro Pantoja, as empresas operadoras do Porto de Manaus também não tem cadastro federal do Ibama, que é obrigatório para quem exerce atividades potencialmente poluidoras. A Estação Hidroviária do Amazonas Ltda. e a Empresa de Revitalização do Porto de Manaus foram multadas em R$ 409 mil. “O tempo que o porto ficará fechado depende das empresas. Se elas regularizarem amanhã, nós o liberamos”.

A Operação Ajuricaba está sendo realizada desde segunda-feira pelo Ibama em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado (PMAM). O objetivo é verificar a regularidade ambiental de instalações portuárias de grande porte e fiscalizar o transporte aquaviário de produtos perigosos, especialmente derivados de petróleo. A ação seguirá até sábado em toda a Zona Portuária de Manaus.

Fonte: Portal Acrítica.com.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House