CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Polo petroquímico é alternativa

  1. Principal
  2. Notícias

06/01/2016

A busca por alternativas de desenvolvimento econômico em torno de um possível polo petroquímico no Amazonas é um dos objetivos da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Petroquímica do Amazonas (EPDl-Petro) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), criada no fim do ano passado e que no primeiro semestre deste ano vai iniciar suas atividades abrindo debates sobre o aperfeiçoamento do setor no Estado.

O objetivo, segundo projeto da deputada Alessandra Campeio (PCdoB), é formar bases políticas e legais para a defesa e promoção do desenvolvimento da infraestrutura petroquímica do Amazonas.

Segundo relatórios da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Amazonas apresenta viabilidade econômica e financeira para a produção em larga escala de compostos químicos como o metanol, ureia, amônia e bens da cadeia produtiva do estireno (usada na produção de plásticos e isopor), mas essa viabilidade ainda esbarra na logística e na infraestrutura. A produção de derivados de petróleo em larga escala se fundamenta na disponibilidade de petróleo e gás no Estado.

Atribuições


De acordo com a Resolução n° 600/2015, que criou a FPDI-Petro, "compete à l"rente Parlamentar propor, analisar, estimular, desenvolver estudos e viabilizar iniciativas, a partir dos Poderes Legislativo e Executivo e da sociedade civil como um todo, visando a modernização, o aperfeiçoamento, e a manutenção da infraestrutura petroquímica do Estado.

Com isso, a Frente passará a também fiscalizar os investimentos do Estado no setor. Ainda de acordo com a Resolução, a I rente também deverá fiscalizar se o desenvolvimento da indústria petroquímica no Estado está prejudicando o meio ambiente.

A Resolução foi publicada no Diário Oficial da Assembleia legislativa do Amazonas (Aleam) no último dia 29 de dezembro e os integrantes desse novo bloco parlamentar serão definidos em fevereiro, quando recomeçam as atividades em plenário da Assembleia Legislativa.

Saiba mais

Iniciativas

Não é a primeira vez que se toma iniciativas com a intenção de desenvolver um polo petroquímico no Estado. A ideia ganhou força com a inauguração do gasoduto Coari-Manaus, que disponibilizou na capital o gás natural explorado pela Petrobras no interior do Estado. No entanto, o projeto não saiu do papel por diversas razões e o gás natural continua sendo usado apenas como combustível em usinas térmicas, com pouco aproveitamento industrial.

Fonte: Jornal A Crítica

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House