06/04/2022
Diante da total indefinição de salvaguarda da Zona Franca de Manaus (ZFM) diante do decreto do Governo Federal que reduz o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25%, os trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM) já consideram se mobilizar em forma de greve para chamar atenção para a gravidade da questão. De acordo com o vereador Sassá da Construção Civil (PT), a greve pode ser deflagrada a qualquer momento.
ALERTA DE GREVE
O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) está marcando um alerta de greve para a próxima sexta-feira (8), no intuito de pressionar o poder público para que tome providências no sentido de revogar o decreto, ou republicá-lo com a devida proteção aos produtos fabricados no PIM. Caso o alerta não surta o efeito desejado, a ideia é deflagrar a greve na próxima semana.
POSIÇÃO DOS PATRÕES
Ainda não há um posicionamento mais agressivo, mais definido, por parte das entidades patronais, ainda que o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, já tenha declarado que é preciso mudar a estratégia, quando o Governo Federal não cumpriu a promessa de republicar o decreto salvaguardando a ZFM. Nos bastidores, há quem diga que o patronato não se opõe à ideia de greve. Afinal, a mobilização não seria contra os patrões, mas contra o poder público.