CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Polo Industrial de Manaus prevê desaceleração nas vendas no segundo semestre

  1. Principal
  2. Notícias

24/06/2014

Apesar do crescimento registrado pelo Polo Industrial de Manaus (PIM) nos últimos meses, principalmente no setor de eletroeletrônicos, a expectativa do setor para o segundo semestre não é das melhores. As entidades representativas acreditam que haverá uma pequena retração na produção em relação ao primeiro semestre.

“Nós tínhamos esperança que houvesse um grande crescimento do setor por conta da realização da Copa do Mundo. Mas, a economia vem passando por momentos difíceis, ela tem sido constantemente retraída.

E, com isso, acredito que não alcançamos o volume produzido no mesmo período do ano passado”, comentou o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo.

De acordo com o dirigente, houve um aumento substancial em junho no setor eletroeletrônico.

No entanto, nos demais setores, exceto o de alimentação e bebidas, a demanda caiu muito e a baixa produção fez as empresas anteciparem as férias coletivas e, ainda, prolongarem por 20 a 30 dias, sendo que nos anos anteriores davam apenas dez dias.

“Não temos perspectiva de crescimento no início do próximo semestre. No momento, estamos somente preocupados em manter o volume de produção e segurar os empregos dos funcionários” afirmou.

Fim de ano


Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus (Sinaes), Celso Piacentini, a expectativa para o setor eletroeletrônico também não é positiva e a previsão é que haja uma pequena queda.

“Quando tem um período de alto consumo como esse que foi registrado com a Copa, nos meses posteriores deve haver redução, pois quem tinha que comprar, principalmente televisores, já comprou”, apontou.

Nelson Azevedo  avalia que a demanda de Natal e de fim de ano vai influenciar positivamente a indústria. “No momento não há expectativa de aumento na produção, mas talvez melhore quando as empresas começarem a produzir para abastecer o mercado para o final de ano”, destacou.

PEC da ZFM


O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal) aposta num segundo semestre melhor, com a possibilidade de aprovação no Senado, da proposta de emenda à Constituição (PEC 506/2010) que prorroga por mais 50 anos os benefícios da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Para a entidade, haverá crescimento de novos postos de trabalho e a manutenção dos antigos. Em nota, o sindicato afirmou que não tem dados oficiais sobre a quantidade das vagas, mas, com base nas necessidades das empresas, ele prevê mais de cinco mil novas vagas.

“O mercado é imprevisível, mas tem a demanda do final de ano, que aumenta a contratação de profissionais nas empresas do Polo Industrial de Manaus”, justificou.

Fonte: Amazonas Em Tempo

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House