CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Polo de ar-condicionado sofre pior crise e efeitos podem prejudicar produção no PIM

  1. Principal
  2. Notícias

06/04/2017

Os aparelhos de ar-condicionado estão enfrentando a pior crise do setor de eletroeletrônico e provavelmente de toda a indústria brasileira, conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). Isso afeta diretamente o Polo Industrial de Manaus (PIM), onde o aparelho é produzido e em seguida distribuído para venda. Em 2016, Manaus chegou a ter cerca de um milhão e quinhentos mil produtos em estoque, o que representou 50% da produção não vendida, exigindo um grande esforço de caixa das companhias para financiar este estoque.

Ainda de acordo com dados fornecidos pela associação referentes à capital amazonense, os fabricantes de ar-condicionado de janela reduziram de cinco para dois e a queda de volume chega a 60%; as vendas do modelo split caíram em produção cerca de 48%, segundo dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); o setor emprega hoje menos da metade do que em 2015; e investimentos estão paralisados e aguardam algum sinal de melhora.

O presidente da Eletros, Lourival Kiçula, informou à reportagem que os aparelhos de ar-condicionado correspondem a mais de 60% do faturamento do PIM e que todas as empresas, de fornecedores à fabricação do bem final, amargam estoques e prejuízos elevados pelo segundo ano consecutivo. A preocupação é que esses números se repitam em 2017.

“Aqui no Sul, nós passamos pelo verão e deveríamos ter vendido muito mais. Agora vamos entrar em um período desconfortável para a venda de ar-condicionado que é o inverno. A gente quer que o Estado [do Amazonas] mantenha a atratividade do polo e a competitividade das empresas, mas também não sabemos até que ponto essa crise vai chegar”, disse o empresário.

Fonte: Portal Acrítica.com.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House