CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Polo da Zona Franca de Manaus no ES começa a operar e deve gerar 130 empregos

  1. Principal
  2. Notícias

29/08/2018

Notícia publicada pelo site Aqui Notícias

O entreposto da Zona Franca de Manaus no Espírito Santo iniciou oficialmente as suas operações nesta terça-feira (28), tendo como primeiro cliente a Daikin Ar Condicionado Brasil, empresa que pertence ao grupo japonês de mesmo nome, um dos gigantes mundiais no segmento.

A solenidade aconteceu nas instalações do Terca – empresa de armazenagem vencedora da licitação para receber os produtos de Manaus, em Cariacica, e contou com as presenças do governador Paulo Hartung e do vice-presidente da Daikin no Brasil, Norihisa Kitamura.

Dentre as autoridades e empresários confirmados para o evento, estão o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior; o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Faria de Azevedo; o secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos Fonseca Junior; e o presidente do Grupo Cotia, do qual faz parte o Terca, Eduardo Mangabeira Albernaz.

O governador Paulo Hartung ponderou que o Centro de Distribuição é uma oportunidade de movimentar a economia e atrair novas empresas ao Estado. “Celebramos o funcionamento deste entreposto da Zona Franca de Manaus no Espírito Santo. Esperamos que a indústria japonesa Daikin seja primeira de muitas. Também esperamos que a própria Daikin veja o Espírito Santo como oportunidade de investimento. O Estado é um ponto fora da curva no país. Estamos organizados. Queremos seguir bons exemplos de gestão na área pública. Poucos dias atrás o Estado, em um estudo nacional demonstrou que o Espírito Santo está em quarto lugar em gestão pública. Temos um diferencial competitivo”, comentou Paulo Hartung.

O secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, comentou sobre o início das operações do entreposto. “O entreposto da Zona Franca de Manaus no Estado foi um projeto construído com a parceria entre os setores público e privado. Com ele, o Espírito Santo amplia a sua competitividade para a atração de novos investimentos e movimenta as atividades de transporte, armazenagem e comércio internacional, gerando impostos, renda e emprego para os capixabas”, afirmou.

O vice-presidente da Daikin no Brasil, Norihisa Kitamura, ressaltou que o Estado vai melhorar a estratégia de distribuição da empresa, que começou a vender no Brasil em 2011, após forte atuação na Europa e na Ásia. “A Daikin vende ar condicionado para 150 países. Começamos a atuar no Brasil em 2011, temos fábrica em Manaus e, para nós, o Espírito Santo é muito importante”, ressaltou.

Movimentação de mercadorias e empregos

A estimativa da Terca é de que sejam criados, quando o armazém atingir a sua capacidade máxima, aproximadamente 130 empregos diretos e indiretos. Nesta primeira fase já foram criadas 48 novas oportunidades de trabalho (diretas e indiretas). “Os produtos virão de Manaus para o Espírito Santo, via cabotagem, e serão distribuídos nacionalmente”, afirma o superintendente do Terca, Sidemar de Lima Acosta.

O entreposto capixaba – com 31.000m² de área, sendo 13.000m² de área coberta, exigiu investimentos de R$ 2 milhões e está preparado para receber mais de mil containers dos mais diversos segmentos e produtos.

A operação da Daikin trará cerca de 40 containers por mês, com ares-condicionados nas linhas residencial, comercial e comercial pesado, vindos da planta industrial da empresa japonesa em Manaus. Os primeiros containers chegaram ao entreposto no dia 16 de agosto.

O contrato com a Daikin, que tem escritórios nas principais capitais do país e unidade industrial na Zona Franca de Manaus, tem duração inicial de 24 meses. “Contaram a nosso favor, para o fechamento do contrato com a Daikin, um estudo logístico competitivo, além dos atrativos do Espírito Santo, como a localização e a proximidade do centro consumidor do País”, explica Acosta.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House