CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Pollux lança tecnologia para atender indústria farmacêutica

  1. Principal
  2. Notícias

16/01/2020

Fonte: NSC Total

Loetz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a indústria farmacêutica debatem há anos mudanças que precisam ser feitas no setor com o auxílio de inovações tecnológicas que surgem da transformação digital. No final de 2019, foi divulgada a RDC 319, que substitui a resolução anterior e atualiza as diretrizes gerais de boas práticas de fabricação de medicamentos. A nova RDC detalha o esquema de cooperação em inspeção farmacêutica, PIC/s, como requisito mínimo a ser seguido na produção de medicamentos.

A Pollux, empresa de tecnologia industrial, com sede em Joinville, desenvolveu equipamentos e soluções completas para atender às demandas das farmacêuticas que precisarão iniciar o quanto antes às adequações nos processos fabris. Pela lei, até 2022, toda a indústria e a cadeia de movimentação dos medicamentos precisa estar em conformidade com a nova lei, que prevê a rastreabilidade obrigatória de todos os medicamentos comercializados no Brasil. Porém, as mudanças já afetam os fabricantes e a cadeia de medicamentos este an

Com a nova lei, as empresas terão de aumentar aumentar a eficiência dos processos, que passam a ser automatizados, e também vai dificultar os roubos e a falsificação de lotes. Para se adequar à lei, as empresas precisam repensar sua cadeia logística e implementar soluções específicas para atender às normativas do mercado. É um processo que envolve não apenas as linhas de produção, mas também a parte de coleta de dados para o envio à SNCM, que concentrará todas as informações dos fabricantes.

Neste contexto, a Pollux lançou o Track & Trace, que integra hardware e software para serialização, rastreabilidade e agregação de medicamentos. A solução também pode contar com paletização robotizada e movimentação de cargas de forma autônoma.

- Queremos fomentar a indústria 4.0 oferecendo às empresas uma solução completa e robusta, que atende os cinco níveis estipulados pela Anvisa em um único equipamento explica Ricardo Gonçalves, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Pollux.

O equipamento também realiza uma análise automática e em tempo real de OEE, indicador utilizado para medir a eficiência global de equipamentos, integrado ao software de gestão (ERP), aos dados para repositório e aos procedimentos de check-in/check-out que são práticas de logística. A Pollux é a única fabricante nacional a oferecer esse tipo de equipamento para final de linha.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House