16/04/2015
De acordo com os líderes da invasão, cerca de 5 mil pessoas demarcaram lotes nas terras que pertencem à Superintendência da Zona Franca de Manaus e a empresas privadas. A reintegração de posse foi solicitada pela Suframa, de acordo com a assessoria de comunicação da autarquia, em nota emitida há duas semanas.
A operação conta com cerca de 200 policiais da Polícia Militar, incluindo o Batalhão de Choque e a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam). Helicópteros da Polícia Militar também são usados desde as primeiras horas da manhã para monitorar o local.
A polícia fechou o acesso à área onde foram construídos os barracos, e proibiu a entrada até de jornalistas e profissionais de imprensa. Os policiais começaram a chegar por volta de 4h desta quinta-feira. Pessoas que tentavam um pedaço de terras também foram impedidas de entrar.
Por volta de 8h, essas pessoas começaram a fazer barricada na Rua Flamboyant, que dá acesso à invasão. Com galhos e troncos de árvores, eles fecharam um dos cruzamentos da via e impediram a passagem de carros, caminhões e ônibus. Um ônibus do transporte coletivo convencional que furou o bloqueio teve os vidros quebrados.
Fonte: Amazonas Atual