31/03/2014
Pneus ‘made in Amazonas’
A primeira marca de pneus do mundo, a japonesa Dunlop, pretende excetuar metas ousadas de expansão para o Brasil, com destaque para o Norte, apenas um ano após instalar sua matriz brasileira, em Curitiba (PR). Só em Manaus são cinco lojas lideradas pela Pneu Forte, representante da Dunlop na região. A empresa vai construir novas fábricas em outros Estados considerados estratégicos para o fortalecimento da marca até 2020 e o Amazonas está entre os mais observados. Cada fábrica vai gerar mil novos empregos diretos, além de centenas indiretos, segundo diretores da empresa.
Os gestores da multinacional estiveram em Manaus, no último dia 20, para conhecer as novas instalações da sexta loja da Pneu Forte que está prestes ser inaugurada, mas cuja localização ainda é mantida em segredo, como estratégia comercial.
De acordo com o gerente comercial e de marketing da Dunlop, no Brasil, Renato Baroli, a empresa quer ser líder do mercado e segue atrás da meta impulsionada pelos bons resultados obtidos em um ano de operação no País. "É um desafio crescer muito mais, porém é algo possível e, inclusive, em algumas linhas estamos iguais aos nossos concorrentes que estão no mercado brasileiro há muito mais tempo. É importante dizer que nossa fábrica não é nenhuma empresa que foi desativada em outro lugar do mundo e trazida para cá. Ela é completamente nova com um investimento de R$ 750 milhões e são os equipamentos de última geração que dão a alta qualidade dos nossos produtos”, disse.
Até 2012, existiam cinco grandes fabricantes de pneus no País que dominavam a preferência dos consumidores. A disputa ficou mais acirrada com a instalação da Dunlop, apesar de seus produtos estarem no Brasil há vários anos, por meio de importação da matriz no Japão.
Embora seja a mais nova, ou a “caçula” como Baroli prefere dizer, a Dunlop mostrou para as concorrentes que é competitiva e que seus produtos tem qualidade ao conquistar 5,5% do mercado nacional na produção e venda de pneus de passeio e 4,4% dos pneus de carga, o que inclui pequenos veículos utilitários e vãs. Em Manaus, a Dunlop está entre as três principais líderes do mercado, sendo que a Pneu Forte distribui os produtos para os Estados do Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, além do interior do Amazonas. A representante vai inaugurar mais uma loja no dia 15 de maio, em Belém.
Fonte: Porta Acrítica.com.br
Coluna do CIEAM Ver todos
Estudos Ver todos os estudos
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Este livro é fruto dos “Diálogos Amazônicos”, uma série de webinars promovida pela Fundação Getulio Vargas, a partir da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). Foram realizadas 36 “lives”, em 2021 e 2022, debatendo temas diversos.
Zona Franca de Manaus Impactos, Efetividade e Oportunidades – FGV
Estudo sobre os impactos socioeconômicos, ambientais e avaliação da evolução e efetividade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Trabalho realizado pelo grupo de trabalho “GT-Pós Pandemia Amazonas”, criado para pensar soluções inovadoras para o Estado do Amazonas, de modo sustentável, alinhado à criação de valor e melhoria na qualidade de vida da população da região....