CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Plano Safra para estimular o Agronegócio

  1. Principal
  2. Notícias

23/07/2019

Nelson Azevedo

Vice-presidente da FIEAM
e-mail: nelson.azevedo@fieam.org.br

A expansão da atividade econômica para o interior do Amazonas é uma das metas que o Estado tem em sua agenda de desenvolvimento. A concentração das atividades geradoras de riqueza e renda na capital gera distorções, especialmente quando há riquezas a serem exploradas em muitas áreas do Amazonas.

Apesar dos setores industrial e comercial dominarem o cenário econômico do Estado, a
atividade agroindustrial nos últimos anos tem apresentado forte crescimento, conforme os dados anuais do Produto Interno Bruto levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse é um indicador da forte demanda ainda reprimida do setor primário. O estímulo básico para o fortalecimento da atividade está sendo reforçado para que a produção atenda às necessidades de um grande mercado consumidor que temos na capital.

A iniciativa do Governo do Estado em lançar o Plano Safra 2019/2020 certamente vai contribuir para a melhoria do setor primário, um conjunto de ações integradas para estimular a economia dos municípios. É necessário aproveitar a vocação de cada área do Estado, com as suas potencialidades que passam também pelas condições de infraestrutura e apoio técnico, especialmente no setor agrícola.

O Zoneamento Econômico Ecológico é primordial para estabelecer as áreas potenciais a serem estimuladas e receberem suporte institucional, outra ação prevista para ser implementada. Nesse aspecto, há garantia prevista no Plano Safra para evitar as perdas que os pequenos produtores locais têm ao longo dos anos, além de estimular uma série de atividades, como alimentação escolar, feiras de produtos regionais, o balcão de agronegócios e fazer a ligação direta entre o produtor rural e o comércio, especialmente o setor de supermercados e restaurantes, reduzindo os custos e ampliando a competitividade.

Há ações básicas para o desenvolvimento da atividade primária, especialmente no tocante ao suporte técnico e sanitário. Esse item é vital para garantir a qualidade dos produtos agropecuários e conquistar novos mercados, que contam, ainda, com o importante Serviço de Inspeção Estadual.

A integração de setores envolvidos no próprio âmbito do Estado com o setor primário é mais uma forma de dar dinâmica a atividade, a exemplo do maior estímulo ao programa de regionalização da merenda escolar, entre outras atividades.

Precisamos valorizar nossas vocações econômicas para a melhoria das condições econômicas e sociais do homem do interior. E caberá ao Sistema Sepror (IDAM - Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, ADAF ­ Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas e ADS Agência de Desenvolvimento Sustentável) papel essencial para o fortalecimento das agroindústrias, com disponibilização de equipe técnica para apoiar os projetos de ampliação, recuperação adaptação e construção de empreendimentos nesse importante setor de nossa economia.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House