CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Plano de Soerguimento da Fucapi visa parceria com empresas do PIM

  1. Principal
  2. Notícias

20/02/2020

Fonte: Acrítica

Jakeline Xavier

Empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) poderão contratar bolsas de estudo para funcionários em cursos de graduação e pós-graduação com descontos de 40% e 50%, na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi). A ação faz parte do Plano de Soerguimento da instituição, encabeçado pelas entidades do setor industrial, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam).

O Plano de Soerguimento visa capitalizar a Fucapi, permitir o pagamento de dívidas, reestruturar suas atividades, dar continuidade ao trabalho de formação profissional e voltar a operar com as atividades de pesquisa e desenvolvimento que contribuem para região.

“A Fieam e o Cieam se uniram e estão chamando as empresas para dar esse suporte para a instituição ter o recurso para seu reestabelecimento”, afirmou o vice-presidente do Fieam, Nelson Azevedo dos Santos.

A iniciativa busca que as empresas do PIM, contratem em torno de 150 vagas. Possivelmente nem todas deverão ser fechadas no primeiro semestre de 2020. A meta deve ser atingida no segundo semestre.

Além deste programa, a Fundação vem buscando firmar convênios com empresas do PIM, para a concessão de descontos diferenciados aos funcionários e dependentes, neste caso o próprio aluno é o responsável pelos pagamentos das mensalidades.

A Fucapi tem atualmente matriculados 920 alunos em seis cursos técnicos, 780 alunos em 12 graduações e 70 alunos de pós-graduação.

O plano prevê ainda a venda de dois prédios avaliados em R$ 35 milhões. “Desta forma ampliaremos a captação de alunos e teríamos a efetivação de uma receita mensal sem as altas taxas de inadimplência característica da atividade educacional”, explica Miguel Giovanni, da Fieam.

Histórico

A Fucapi tem 38 anos de atuação na capital do Amazonas. Ao todo, uma média 50 mil alunos já se formaram em cursos técnicos, graduações e pós-graduações da instituição.

A instituição foi criada em 1982, com base na necessidade de desenvolvimento de mão de obra especializada para o PIM. Seus cursos são todos voltados para as áreas técnicas.

A Fucapi conta com 25 laboratórios para o desenvolvimento das habilidade de nossos alunos em química, eletrônica, eletrotécnica, mecânica, medidas elétricas, gestão de processos, pneumática, telecomunicações e convergência digital, robótica, fotografia, modelagem e bio processos. Além de 19 laboratório de TI que atendem em média 40 alunos em cada um deles

Nos anos de 2002, 2003 e 2008, foi eleita a melhor instituição de pesquisa do Norte do país.

Decadência

Em 2013, a instituição sofreu a diminuição do escopo do contrato de 30 anos com a Suframa, de serviços de assessoria técnica e informática. No ano seguinte, 2014, houve o fim definitivo do contrato com a Suframa e o desligamento de 600 funcionários da Suframa e 300 da Fucapi. Desde então, a instituição enfrenta uma grande crise financeira.

Alunos

Abraão Brito, 24, é acadêmico de engenharia de software na Fucapi. “Eu acredito em bons ventos em direção à Fucapi. Em vista de como estava, já melhorou bastante, a universidade está começando a se estabilizar”, afirma.

Trabalhado atualmente como instrutor de programação e informática na Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech), ele conta que escolheu a instituição por ser referência em tecnologia.

O técnico em informática, Gleydson Soares, 19, estudou na insituição nos anos de 2017 e 2018. “Uma pena a Fucapi passar por esses momentos de crise, mas com o soerguimento, logo logo voltará a ser um grande nome no Estado do Amazonas”, diz.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House