24/09/2013
As admissões serão efetivadas para atender a demanda do mercado durante o período de fim de ano e também por conta da Copa de 2014, evento futebolístico que reflete na industrialização de TVs nas empresas locais, segundo estimativa do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM).
De acordo com o presidente do sindicato, Valdemir Santana, deste total, em torno de dois mil trabalhadores (70%) devem ser absorvidos pelas fábricas do setor eletroeletrônico, principalmente por empresas que produzem televisores e condicionadores de ar – de janela e do tipo split.
Entre os cargos, as vagas de montador, operador de máquina e técnico de qualidade estão entre os mais ofertados pelo setor.
Segundo Santana, outros 20% podem ser contratados pelo polo de duas rodas e os 10% restantes serão distribuídos entre os demais segmentos. “Com o setor de duas rodas em recuperação, é o setor eletroeletrônico que vai segurar as contratações deste Natal”, apostou Santana.
Para o sindicalista, a previsão pela entidade de sete mil contratações no segundo semestre. “Até agosto, calculamos em torno de quatro mil contratações dentro dos setores nos quais atuamos. Se o aquecimento verificado nas últimas semanas se manter, vamos alcançar a marca de sete mil projetada antes”, comemorou.
Entretanto, o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, ponderou que o número de contratações previstas está apenas dentro do esperado para a realidade atual do parque fabril amazonense.
“O número é positivo, tendo em vista problemas como o financiamento restrito para motocicletas e o cenário de insegurança jurídica provocada por discussões em âmbito federal – como a indefinição sobre a guerra fiscal –, mas não representa nossa melhor performance”, argumentou.
Segundo Périco, as primeiras projeções apontaram para um total de mão de obra contratada de aproximadamente nove mil empregos durante o segundo semestre, com ápice no mês de outubro. “Achávamos que o polo de duas rodas fosse alcançar recuperação significativa, o que não ocorreu. Sem esse reforço, o número de contratações não deve chegar a marca inicial estimada”, lamentou.
Segmentos
Otimista, o presidente do Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus (Sinaees-Am), Celso Piacentini, acredita que a contratação somente no setor eletroeletrônico, pode ultrapassar as três mil vagas estimadas pelo Sindmetal-AM.
“Tablets, condicionadores de ar do tipo split e televisores vão puxar as contratações que podem sim, ultrapassar os três mil postos”, adiantou.
Já o segmento de duas rodas, que em agosto, no início do período de aquecimento das contratações, criou apenas 56 novas vagas, deve manter o volume de admissões “morno” até o fim deste ano.
“O quadro do segmento melhorou, mas ainda está morno. Com a desconfiança do mercado, as contratações não avançam” comentou anteriormente o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Eletrônicos de Manaus (Sinmen), Athaydes Mariano Félix.
Fonte: Amazonas Em Tempo