CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

PIM dará férias coletivas para 70 mil trabalhadores

  1. Principal
  2. Notícias

15/12/2016

O primeiro contingente deve ser liberado já a partir de amanhã (16) e retornará no dia 2 de janeiro de 2017. Por sua vez, o segundo grupo de funcionários será liberado no dia 23 de dezembro, com retorno previsto para o dia 9 de janeiro do próximo ano. As informações foram divulgadas ontem (14), pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Estado do Amazonas (Sindmetal-AM).

De acordo com o último levantamento divulgado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o mês de outubro trouxe o segundo melhor resultado de 2016 em termos de geração de empregos no PIM, fechando o período com 87.248 postos de trabalho em atividade, entre efetivos, temporários e terceirizados.

A média mensal de empregos, de janeiro a outubro, ficou estabelecida em 84.913 mil postos de trabalho.

O presidente do Cieam, Wilson Périco, disse que algumas empresas vão manter um pequeno contingente atuando para atender algum atraso de produção ocasionado pelas dificuldades na produção durante o ano, como greve dos auditores fiscais da Receita Federal e problemas internos.

“Esses problemas são determinantes para o atraso na produção. Uma pequena parcela de trabalhadores será mantida por algumas empresas visando à manutenção deste atraso”, explicou.

Um dos diretores do Sindmetal, Pedro Emídio informou que, atualmente, a entidade conta com um efetivo de 68 mil trabalhadores filiados que atuam em alguma empresa do PIM. Segundo Emídio, até 80% dessas empresas que tem trabalhadores ligados ao Sindmetal irão dar as férias coletivas aos seus servidores do polo de duas rodas, polo naval, polo eletrônico e meios magnéticos, além dos metalúrgicos propriamente ditos.

O diretor informou, ainda, que o polo de duas rodas e o polo da construção naval irá dar férias coletivas para quase toda a totalidade dos seus funcionários. Apenas algumas empresas do setor de componentes continuarão atuando com contingente reduzido para atender demandas de produção em atraso.

A Moto Honda da Amazônia, uma das maiores empregadoras do PIM, informou que vai dar aos mais de 6 mil empregados um período de 13 dias de férias coletivas programadas, também dividido em dois contingentes, do dia 16 de dezembro ao dia 2 de janeiro de 2017 e do dia 23 de dezembro ao dia 9 de janeiro de 2017. Apenas um pequeno efetivo será mantido para realizar manutenções nas fábricas da empresa. As férias da empresa também são dadas no período do meio do ano.

Fonte: Amazonas Em Tempo

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House