17/09/2013
PIB na nova página da guerra fiscal
O novo capítulo da guerra fiscal entre os Estados propõe que o Produto Interno Bruto (PIB) seja o parâmetro para concessão de incentivos por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A proposta ofensiva à Zona Franca de Manaus (ZFM) é defendida por governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste liderados pelo governador de Goiás, Antônio Perillo (PSDB), segundo o jornal “Valor Econômico”. O grupo até então era “aliado” do Amazonas na guerra fiscal.
Ataque
A ideia dos governadores é que Estados com menor PIB ofereçam os maiores incentivos. Puxado por Manaus, o Amazonas é o 14ª maior PIB do País. Ou seja, outros 13 Estados levariam vantagem para atrair indústrias com o ICMS.
Nova proposta
O grupo articula para que a nova proposta tramite no Congresso em paralelo à apresentada pelo Governo Federal, que fatia os incentivos interestaduais do ICMS em três alíquotas.
Na canela
Segundo o Valor Econômico, os governadores vão nesta terça-feira (17) ao STF tentar evitar que a Corte publique súmula vinculante que condiciona incentivos do ICMS ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Só o Amazonas está livre dessa obrigação.
Fonte: Portal Acrítica.com.br
Coluna do CIEAM Ver todos
Estudos Ver todos os estudos
Gastos tributários no Brasil e o custo fiscal da Zona Franca De Manaus
CLIQUE AQUI E ACESSE O ESTUDO
CIEAM EM MOVIMENTO Indústria, Floresta e Cidadania
CIEAM EM MOVIMENTO: Indústria, Floresta e Cidadania – Por Alfredo LopesEdição comemorativa aos 46 anos do CIEAM – Centro da Indústria do Estado do Amazonas, escrita por Alfredo Lopes.A obra reúne reflexões, análises e propostas sobre o desenvolvimento ...
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Este livro é fruto dos “Diálogos Amazônicos”, uma série de webinars promovida pela Fundação Getulio Vargas, a partir da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). Foram realizadas 36 “lives”, em 2021 e 2022, debatendo temas diversos.