03/09/2013
Pelo site da Philips é possível saber que a companhia lançou seus primeiros tablets em 2011. A linha de produtos, batizada de "Philips Entertainment Tablet", está disponível apenas na China. Nos últimos três anos, 12 modelos foram colocados no mercado.
O lançamento dos aparelhos no Brasil acontece no momento em que o mercado apresenta um crescimento acelerado. Segundo a empresa de pesquisas Nielsen, as vendas no 1º semestre tiveram um salto de 400% em número de unidades na comparação com o mesmo período de 2012. O preço médio dos aparelhos foi de R$ 550, quase a metade dos R$ 990 registrados um ano antes. De acordo com a Nielsen, o lançamento de aparelhos com telas pequenas e configurações mais básicas puxou os valores para baixo. Outro fator que contribuiu para a queda foram os incentivos fiscais concedidos pelo governo para equipamentos com produção no país.
O investimento na nova linha de produtos também coincide com um momento de transição para a fabricante. Em janeiro, a companhia anunciou que vai deixar o mercado de produtos eletrônicos para consumidores. O objetivo é concentrar-se nas áreas de saúde e bem-estar.
O negócio de eletrônicos será assumido pela japonesa Funai Electric a partir de 2017. Pelo acordo, a Funai pagará € 150 milhões e uma taxa de licenciamento para vender produtos com a marca Philips por um período inicial de cinco anos e meio, com opção de renovação por outros cinco anos. A expectativa é que a operação seja concluída até o fim do ano.
A iniciativa é semelhante à anunciada em abril do ano passado na área de TV. Os negócios foram transferidos para uma joint venture com a TPV Technology, de Hong Kong. A nova companhia, batizada de TP Vision, tem 70% de participação da TPV e o restante é da Philips. A TPV ficou responsável pelo desenvolvimento, produção e comercialização dos aparelhos Philips. A TPV fabrica monitores para PCs e TVs sob encomenda para diversas empresas e é dona das marcas AOC e Envision.
Fonte: Valor Econômico