CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Philips aposta em TVs 4K

  1. Principal
  2. Notícias

07/01/2015

Lançamentos de novos modelos e maiores investimentos na produção de TVs com resolução 4K. Esta é a projeção do grupo TPV (Top Victory Eletronics), proprietário da marca Philips, para o primeiro semestre de 2015. A expectativa, segundo a diretoria da empresa, é que cerca de 10% do volume de televisores produzidos no PIM (Polo Industrial de Manaus) no próximo ano sejam do produto que apresenta maior resolução.

O grupo TPV é responsável pela produção de TVs e monitores Philips há 3 anos. Instalada no PIM, a Philips é uma das principais marcas do polo eletroeletrônico da ZFM (Zona Franca de Manaus). A indústria, que tem capacidade de produção de 300 mil peças mensais, volume produzido em 2014, emprega mais de dois mil funcionários distribuídos entre a indústria local e no Estado de São Paulo.

De acordo com o gerente de produtos da TPV, Walter Sinohara, a investida na nova tecnologia reforça a proposta do grupo, que é de expansão no mercado brasileiro. Ele ressalta que há 22 anos a empresa é vencedora na categoria aparelhos de TV do prêmio nacional Top of Mind. “As fábricas recebem investimentos constantes e para dar início à nova produção, as linhas de montagem passaram por ajustes. Assim, fica difícil precisar o valor específico de investimentos feitos para essa industrialização”, comenta.

O gerente afirma que a produção das TVs 4K deve ganhar força no próximo ano com um crescimento estimado em 10% em comparação aos dois últimos anos.

Segundo Sinohara, nos seis primeiros meses de 2015 o consumidor deve conhecer novos modelos de televisores de 40, 50 e 55 polegadas. “Não podemos citar datas por conta do planejamento e estratégia da empresa. Mas podemos adiantar que teremos novidades, sim, nos próximos meses”, assegura.

Há um mês a empresa iniciou a fabricação das primeiras TVs 4K em Manaus, aparelhos da série 6900 Ultra HD que chegam ao mercado nas versões de 50 e 58 polegadas por R$ 3.999 e R$ 5.799, respectivamente.

De acordo com o gerente, a produção deste mês foi mantida, porém, em menor escala devido a ocorrência de férias coletivas. Ele reforça que a aposta da empresa para os próximos 12 meses está direcionada aos modelos 4K. “O mercado estima que 10% do total de televisões produzidas será de 4K. Apostamos em um índice ainda maior. Esses modelos vieram para ficar”, destaca.

Sinohara esclarece que os novos televisores oferecem quatro vezes mais resolução, conteúdo e informação visual, em comparação a um aparelho de resolução Full HD. Além da tela LED de resolução 4K, os aparelhos também disponibilizam o 3D ativo e a função Dual Gamming, que permite que cada um dos dois jogadores veja uma imagem própria com o máximo de resolução que a tela oferece, que no caso, é de 3840 x 2160 pixels. Os aparelhos também contam com a função de upscaling, tecnologia capaz de transformar a informação de um pixel de resolução Full HD em Ultra HD. “Em 2014 o mercado se mostrou tímido quanto à adesão desses aparelhos, mas no último trimestre conseguimos vender mais telas e visualizamos mais conteúdos em resolução 4K na internet, o que tornou essa tecnologia mais acessível. Tomamos força em novembro e dezembro”, disse.

O gerente conta que a média de intervalo entre os novos lançamentos é de um ano e que os modelos Philips apresentados pela TPV são desenvolvidos em três laboratórios de pesquisas que no Brasil ficam localizados em Manaus e em São Paulo; e no exterior se concentram na China e na Europa. “Nesses locais são desenvolvidos os softwares, hardwares, os designes e ainda as especificações técnicas brasileiras. Temos uma equipe forte de desenvolvimento de softwares e pesquisa na indústria em Manaus”, informou.

Avaliações e projeções

Para Sinohara, 2014 foi considerado um ano atípico por conta da realização da copa do mundo no país. Ele comemora o crescimento de 25% nas vendas em comparação a 2013. Por outro lado, o empresário prevê uma redução nas vendas em 2015. “Batemos a nossa meta, foi um ano forte com resultados satisfatórios. Devemos ter uma redução nas vendas em 2015 e isso é inevitável, se pensarmos que 2014 foi um ano de copa em que muitos compram TVs”, conta. “O crescimento nas vendas em 2015 é estimado em 10% em relação a 2013”, completa.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House