CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Philips adota Android em smart TVs

  1. Principal
  2. Notícias

08/09/2014

A Philips revelou nesta quinta (4) que adotará o Android como sistema operacional de suas TVs inteligentes. O anúncio aconteceu na IFA, uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo. Movimento da empresa chama a atenção justamente por ela ser uma das fundadoras da Smart TV Alliance, associação de fabricantes e desenvolvedores que deseja trazer para a indústria um padrão para a criação de apps.

A diversidade de linguagens de criação entre fabricantes de TV era vista como problemática para gerar um grande volume de apps. Ao adotar o Android, a Philips abraça também o gigantesco catálogo de aplicativos da plataforma do Google.

"Não acredito que a Smart TV Alliance tenha perdido importância. Optamos pelo Android, principalmente, pelo grande catálogo de games", explica Luis Bianchi, gerente sênior de desenvolvimento de negócios de smart TVs da TPV, empresa chinesa que controla a marca Philips.

Os usuários terão a opção de baixar apps da Play Store, do Google, e da Gallery Philips, loja que tem os apps desenvolvidos pelos membros da Smart TV Alliance.

Ao focar em games do Android, a Philips também adota uma tendência vista de levar apps da plataforma para a TV. Isso acontece fora do Brasil por consoles de baixo custo, como o Ouya.

A companhia também anunciou parceria com a OnLive, plataforma que leva jogos de console para PC por meio de streaming. O catálogo da OnLive estrá disponível diretamente na TV -não existe ainda parceria definida para o Brasil.

As primeiras TVs com Android deverão chegar ao mercado, inclusive no Brasil, no começo do ano que vem. As primeiras TVs com resolução 4K da companhia chegam ao Brasil a partir do final do ano.

Curvada

A Philips também apresentou sua primeira TV de tela curva, seguindo uma tendência encabeçada pelos fabricantes coreanos LG e Samsung. A série 8900, de 55 polegadas, também é a primeira que traz Android a uma TV de tela curva.
Ainda não há informações sobre a chegada ao mercado nacional.

A Philips também anunciou sua entrada no mercado de televisão com resolução 4K, porém seu modelo traz um diferencial interessante para a categoria: tecnologia ambilight. O recurso projeta luzes coloridas na parede ao redor da TV. Outros produtos apresentados na IFA 2014 foram headphone com sistema que cancela ruído, soundbar wireless que se desmonta em partes, alto-falantes integrados a Spotify e adaptador bluetooth para dispositivos tocarem música.

A Philips 55PU8909C é uma TV inteligente com 55 polegadas, compatível com os aplicativos da Google Play Store, pois roda com sistema operacional Android. O aparelho pode oferecer, por exemplo, acesso aos serviços do Spotify e Netflix.

O televisor tem suporte para tecnologia 3D e conta com iluminação LED no seu entorno que variam de cor de forma a combinar com os tons da imagem reproduzida na tela. A Philips, por enquanto, não informou preço nem quando pretende disponibilizar a televisão no mercado.

A Philips mostrou novos produtos na área de áudio, na IFA 2014 em Berlim. Os lançamentos incluem sistemas de som, speakers, dispositivos de optical áudio e headsets, prontos para atender desde quem procura uma caixa de som portátil que possa ser facilmente transportada até quem pretende montar um sistema de home cinema em sua sala.

Na linha de áudio, a empresa lançou dois modelos curiosos, trazendo um design retrô: o Original Rádio ORT7500 e o Classic Micro Sound System OTT2000. O primeiro é uma releitura de um rádio lançado pela empresa em 1955, traz novidades como um painel digital que exibe hora e a faixa em execução na parte frontal. O Classic Micro Sound é inspirado no antigo toca-discos de 1965 Philips AG4131, que além de ser capaz de executar LPs taz também novas tecnologias, como CDs e conexão Bluetooth. Ele também consegue converter faixas dos LPs em arquivos MP3.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House