CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

​Perdas irreparáveis

  1. Principal
  2. Notícias

26/01/2021

Antonio Silva

Presidente da FIEAM

E-mail: presidencia@fieam.org.br

Quão difíceis e embaraçosas são as circunstâncias, tanto pelas numerosas perdas de valiosas vidas causadas por essa terrível covid-19, como pela desnecessidade de
divagarmos nas divergências de opiniões que nos levam ao distanciamento da análise unânime, cientificamente comprovada, de conservação da vida, que é a vacinação de aproximadamente 80% da população.

As autoridades que detêm o poder de decisão precisam fazer uma trégua aos ressentimentos e diferenças de pensamentos, para evitar o tumulto, melhorar a situação e atenuar as nossas perdas humanas, financeiras e econômicas.

Enquanto muitos países tomam suas providências antes dos acontecimentos se verificarem,
nossos dirigentes preferiram esperar pelas ocorrências, para começarem a agir, para desespero de muitos.

Falta bom senso, para agir com acerto, e planejamento, para cuidar das necessidades deste País e dos nossos interesses. Chega de negacionismo, que só leva o povo à confusão nesse
período de crise em que inúmeras perdas ocorrem. Entre as perdas registradas pela covid-19 encontra-se a do amigo General de Exército Geraldo Antonio Miotto.

É difícil externar com palavras e apropriadamente nossos sentimentos de respeito, gratidão e pesar pelo seu falecimento, ocorrido no último dia 20 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Solidarizo-me com os familiares e incluo-me entre os amigos de um homem que se mostrou em vida, valoroso em atos e ações, prestando relevantes serviços ao Exército Brasileiro, ao Brasil e a Amazônia, quando desempenhou o cargo de Comandante Militar da Amazônia, no período de 2016 a 2018.

Foi justa a homenagem que recebeu na manhã do dia 4 de abril de 2017, com o título de Cidadão do Amazonas, pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a Região Amazônica, no combate ao tráfico de droga nas nossas fronteiras e rios, bem como levando atendimento humanitário e serviços de saúde para as populações mais distantes.

Amava a Amazônia como poucos, sua morte aos 65 anos o impediu de continuar trajetória de méritos que lhe deu acesso aos postos mais honrosos, pois sempre foi submisso às leis, especialmente àquelas promulgadas para socorrer os oprimidos e as que, embora não escritas, trazem aos que as praticam uma honra visível a todos.

Quem o conhecia sabia de sua ousadia no agir, resultado de suas reflexões sobre os riscos que poderiam ocorrer, pois percebia com clareza tanto os sofrimentos quanto as satisfações inerentes a uma ação.

Tinha nobreza de espírito e sabia que não é por receber favores, mas por fazê-los com justiça que adquiria amigos. Em suma, Geraldo Antonio Miotto mostrava-se autossuficiente nas mais variadas formas de atividade, com elegância e naturalidade. Deu muitas provas do seu caráter e certamente não falta testemunho disto, por isso deve ser admirado não somente hoje, mas também no futuro, para orgulho da sua descendência.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House