CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Pela pandemia, fábricas no polo industrial de Manaus enfrentam falta de insumos

  1. Principal
  2. Notícias

02/12/2020


Fonte: G1

Alguns setores do polo industrial de Manaus tentam driblar as dificuldades provocadas pela falta de insumos durante a pandemia. Depois de suspender a produção durante o pico da pandemia, os fabricantes de bicicletas, por exemplo, não conseguem peças fundamentais.

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletase Similares, a tendência é que a dificuldade de suprimentos se arraste pelos próximos 6 meses. A escassez de componentes causou uma redução de 20% da produção comparado ao ano passado.

“No Brasil, em média, nós temos 50% de insumos que são nacionais e 50% que são importados. Os grandes problemas estão com a base de insumos importados, que vem em grande maioria do sudoeste da Ásia que representa hoje 80% da produção mundial de bicicletas. Grande parte das empresas que fabricam peças e componentes estão lá”, explica o vice-presidente da Abraciclo, Cyro Gazola.

Segundo Gazola, há falta de peças para compor as bicicletas, como freios, suspensões e até selins.

De acordo com o Centro da Indústria do Amazonas, os fornecedores que produzem componentes eletrônicos enfrentam problema da oferta e demanda, além das dificuldades logísticas para trazer material para Manaus.

O risco é que esse período sem produção impacte no nível de crescimento e faturamento anual de todos os setores.

Segundo o vicepresidente industrial da Honda, Julio Koga, o estoque de peças não foi afetado, mas a empresa não escapou dos reflexos da pandemia. “Antes da pandemia, o seguimento de motocicleta vinha numa crescente. Não vamos conseguir recuperar isso”, disse.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House