CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Paulo Guedes participa de café da manhã com a Coalizão Indústria

  1. Principal
  2. Notícias

27/05/2021

Fonte: Comunicação ELETROS

Em evento, que contou com participação da Eletros, Ministro afirmou respeitar ZFM e sobre sua configuração ideal no futuro

A Coalizão Indústria, representada por 15 associações setoriais que somadas respondem por 45,% do PIB da indústria no país, esteve com o ministro Paulo Guedes em café da manhã nesta quinta-feira, 27, em Brasília.

Em sua longa fala, o ministro detalhou a estratégia do governo na condução da política econômica, tratou sobre a Reforma Tributária, Abertura Comercial e em especial sobre os desafios para redução do Custo Brasil.

Sobre a Zona Franca de Manaus, Paulo Guedes reconheceu a importância do modelo para o desenvolvimento regional assim como para o desenvolvimento da indústria, entretanto, considera que no futuro a região deva buscar uma nova configuração voltada à "vocação natural" da região, mencionando que o "mundo espera uma nova razão para a Amazônia ", com a possibilidade de uma nova indústria focada em ativos relacionados à biodiversidade e alta tecnologia. "É preciso tornar a região um centro de referência para serviços verdes e indústrias de alta tecnologia", disse o ministro.

O encontro também contou a presença de Jorge Nascimento, presidente da Eletros, que compõe a Coalizão em nome do setor de eletroeletrônicos. "Foi muito produtivo este encontro com o ministro, em especial porque houve uma renovação do compromisso do governo com o desenvolvimento do setor produtivo", afirma .

Em relação as considerações do ministro sobre a ZFM, Nascimento considera positivo o reconhecimento do modelo não apenas para o desenvolvimento regional, mas também para a indústria brasileira como um todo.

“Sobre a opinião de que a região deve no futuro buscar sua vocação regional aproveitando os recursos da biodiversidade, entendemos o que se pretende. Porém, como já ocorreu em falas similares proferidas por outras personalidades, faltou a consideração que não se deve ter a substituição, mas sim a complementação do que se tem hoje, que é a matriz industrial da Zona Franca de Manaus. E que toda diversificação ou novos rumos para o desenvolvimento da região só ocorrerá as partir do fortalecimento do Polo Industrial de Manaus ", conclui Nascimento.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House